08 - Quais são os possíveis objetos de estudo de Psicologia? ... A matéria-prima da psicologia é o Homem em todas as suas expressões, as visiveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todosassim).
As praticas misticas não tem comprovação cientifica, e tendo em mente que a psicologia cientifica envolve a ciência, e precisa de aprovação de um método cientifico, não há por que usar de praticas misticas.
Tarô, astrologia, quiromancia e numerologia são práticas adivinhatórias que podem ser confundidas, por alguns, com o campo de trabalho da Psicologia, pois em geral os que trabalham com tais práticas aconselham pessoas sobre aspectos de sua personalidade e oferecem soluções para seus problemas pessoais.
2- Quando fazemos um curso de Psicologia passamos a nos conhece r melhor? R- Sim. A idéia de que o aprendizado dos conhecimentos científicos possibilita sempre um melhor conhecimento da vida humana, aumentando o conhecimento sobre nós mesmos.
Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos, como por exemplo, quando falamos do poder de persuasão ou de compreensão de alguém ou da capacidade que algumas pessoas têm de escutar os outros e darem bons conselhos. Essa psicologia é conhecida como: Psicologia do senso comum. ... Psicologia analítica.
A Filosofia é responsável por toda o desenvolvimento da estrutura da Política e dos modelos políticos. Também é responsável pela Teoria do Conhecimento. Toda uma argumentação a respeito das razões humanas. A Filosofia estuda o Homem e seu comportamento.
A palavra psicologia provém das palavras gregas “psique” e “logos”, que significam, respectivamente, “alma” e “estudo”. Portanto, psicologia significa o estudo da alma. ... Por outro lado, o termo filosofia vem das palavras gregas “philo” e “sofia”, que querem dizer “amor à sabedoria”.
A psicologia como ramo da filosofia está ligada às faculdades inatas e metafísicas, enquanto a psicologia científica seria a união da antiga psicologia filosófica com o lado experimental das ciências naturais. ... A psicologia filosófica envolve os aspectos de maior controvérsia: mente, consciência e subconsciência humana.
Em adição, a fisiologia contribuiu para o surgimento eventual da psicologia como disciplina científica. Pesquisas fisiológicas precoces sobre o cérebro e o comportamento tiveram um impacto dramático na área. Por isso, contribuíram para a aplicação de metodologias científicas no estudo do pensamento e comportamento.