Segundo conta a lenda, a erva-mate surgiu após o pedido de um velho pajé ao Deus Tupã. O chefe índio que antes era tão vivaz e feliz estava cada vez mais triste, pois percebeu que a velhice também haveria de chegar para ele. Com isso uma preocupação passou a lhe perturbar: quem seria seu sucessor.
Gazeta. Conta a lenda da erva–mate que no meio das coxilhas vivia uma tribo guarani, cujo cacique tinha muita fama de valentia, bravura e sabedoria. ... Transformou, ainda, Yari em deusa dos ervais e protetora da raça Guarani, homenageada de Caá-Yari, a deusa da erva-mate.
de 1820
Os índios faziam o consumo da planta Ilex Paraguariensis como parte de um ritual de confraternização. ... Os Caciques e Pagés preparavam a bebida com folhas da árvore nativa da Ilex. A infusão era feita em cabaças (cuias) e consumida por meio de um canudo chamado Tacuapi / Taquapy, que significa bomba criada com taquara.
O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul. O chimarrão é uma herança dos índios guaranis que habitavam o território do que são hoje a República do Paraguai e o estado do Paraná, e difundida pelos padres jesuítas, no tempo das Reduções. ...
Os primeiros povos de que se tem conhecimento de terem feito uso da erva-mate são os índios guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai na época da chegada dos colonizadores espanhóis; e os índios caingangues, que habitavam o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e ...
Acontece com a cuia de mate como à tabaqueira. ... A palavra chimarrão tem origens no vocabulário espanhol e português. Do espanhol cimarrón, que significa chucro, bruto, bárbaro, vocábulo empregado em quase toda a América Latina, do México ao Prata, designando os animais domesticados que se tornaram selvagens.
Para servir existe alguma regra? Sim. Segure a cuia com a mão esquerda e chaleira ou térmica com a direita. Devolva quando “roncar”, cujo som indica o término da água na cuia.
mas e a diferença entre mate e chimarrão? Ok, também não é tão complicado. Afinal, a erva-mate de chimarrão é verde e preparada em aproximadamente 48 horas. Por outro lado, a erva-mate argentina ou a erva-mate uruguaia ideal para o mate leva entre 6 a 12 meses para ser preparada!
A temperatura é uma das primeiras diferenças: o Tereré é uma fusão de erva-mate com água fria. Já o Chimarrão é uma infusão da erva com água quente. Quanto ao preparo, é possível adicionar algumas combinações complementares ao Tereré, como limão, hortelã (para dar mais refrescância) ou capim-limão.
A herança do costume vem dos índios Guaranis e de outras tribos de nativos brasileiros. Espalhou-se por vários países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai e Argentina.
Não contamine a cuia Reaproveitar a Erva Mate para vários mates durante o dia ou eliminar a que já foi usada para um melhor aproveitamento da mesma é uma questão de gosto, ficando a critério do mateador. Uma coisa é fundamental: ao fim do dia elimine toda a erva da cuia, independente de seca ou molhada.
Os verbos são ainda mais apropriados ao costume argentino que invade o futebol mundial – tomar mate. No Brasil conhecida como chimarrão, a bebida é o combustível de Lionel Messi.
Declarado infusão nacional da Argentina, o chimarrão é uma bebida que se toma com bomba e se elabora com erva e água quente, em um pequeno recipiente com forma de abóbora, a cuia.
Vamos ao passo a passo da preparação:
O chimarrão é feito com erva-mate, servido quente com água quase fervida: chiada....Como preparar o chimarrão
Além de prevenir o câncer e doenças de origem inflamatória, a erva-mate desacelera o envelhecimento precoce e atua como um estimulante para a disposição física e mental. Também ficou comprovada a redução do colesterol em pessoas que consomem diariamente o chá em infusão, ou seja, com a imersão da erva em água quente.
Como preparar o chá mate? Simples e fácil!
“A princípio, qualquer pessoa pode tomar a erva-mate. Porém, algumas que são mais sensíveis a ela podem apresentar alguns efeitos colaterais, como, por exemplo, dor de estômago, irritação na boca, insônia e até mesmo taquicardia”, alerta o professor Edson. O mate é uma erva tipicamente brasileira.