O que é Brado Retumbante: Brado retumbante significa grito estrondoso. ... De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante".
Sujeito: Quem é que ouviu? Resposta: As margens plácidas do Ipiranga; sujeito simples, pois apresenta um só núcleo: margens. Verbo transitivo direto: ouviu, pois quem ouve, ouve algo/alguém. Objeto direto: o brado retumbante de um povo heróico, pois as margens ouviram o quê?
Significado de Plácidas adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga. Que denota ou expressa paz; pacífico: relações plácidas. Com doçura, suavidade, gentileza; suave.
Hino Nacional do Brasil. gênero solene de característica protocolar. canção concebida sem interferência da oralidade.
50 versos. A letra do hino nacional possui ao todo 50 versos, distribuídos em duas partes rigorosamente simétricas, tanto na métrica como no ritmo.
Finalmente a letra Na segunda parte do hino, as frases alteradas foram "Entre as ondas do mar e o céu profundo" por "Ao som do mar e à luz do céu profundo" e "O pavilhão que ostentas estrelado" para "O lábaro que ostentas estrelado".
Salve!" - 'Paz no futuro e glória no passado'." Explicação: "Lábaro" se refere à bandeira, que possui 27 estrelas, representando as unidades federativas. Já "verde-louro" é uma das tonalidades do verde, igual à penugem do papagaio, e "flâmula" também significa bandeira.
A expressão "deitado eternamente em berço esplêndido", que é parte do Hino Nacional, é uma referência simbólica a uma ideia antiga sobre o nosso próprio país, que remonta ainda ao período da colonização.
Que o mundo é grande devido a sua exuberante fauna e flora. Significa que ele é rico em natureza.
Mesmo que Joaquim Osório Duque Estrada se revire no túmulo, o brado retumbante ouvido às margens plácidas do Rio Ipiranga será agora de um "povo heroico" – assim mesmo, sem acento. ... Segundo ele, a palavra "heróico" deixa de ser acentuada por se tratar de uma palavra paroxítona com ditongo aberto (ói).