Nos anos iniciais, a produção textual visa desenvolver e enriquecer a capacidade linguística da criança aprimorando a escrita, despertando a criatividade e associando a imaginação e não quantificando a capacidade de cada educando.
Produzir textos escritos, coesos e coerentes, contextualizados à prática educa- cional, considerando o destinatário, a finalidade e as características do gênero. Produzir textos utilizando registros formais e estratégias de escrita.
Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
Quando vamos começar a produção de texto, geralmente, há um tema a ser seguido. Portanto, foque no tema a ser abordado e comece a pensar nos tópicos a serem escritos. O que pode causar confusão em muitas pessoas é o título – que é diferente do tema – que é o “nome” que você dará para seu texto.
Parafraseando e reescrevendo ferramentas As ferramentas parafraseando (também conhecidas como ferramentas de reescrita ou spinners) podem ser usadas para reescrever grandes quantidades de texto. Nossa ferramenta é mais do que apenas um girador que usa um dicionário de sinônimos para alternar sinônimos.
Os Textos estruturam-se de acordo com algumas regras, fatores e características: Contexto – como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. ... Intertextualidade – é ser capaz de observar ou fazer ligações de um texto sobre outro, seja ou não do mesmo autor, porém de mesmo assunto.