Os jogos de empresas podem ser classificados de acordo com várias dimensões. Segundo Cohen e Rhenman (1961 apud BIGGS, 1990) os jogos podem ser classificados quanto ao objeto simulado, sendo classificado como funcional ou geral.
Jogos funcionais: focam nas áreas de RH, produção, contabilidade, marketing e operações. Jogos de mercado: reproduzem situações voltadas ao dia a dia do mercado, como relação entre empresas e fornecedores, empresas e clientes etc. Jogos de processo: desenvolvem habilidades técnicas.
Exemplos de jogos cooperativos para a prática pedagógica
São elaborados para que eles possam atingir seus objetivos por meio de processos simulados, como:
JOGOS COMPORTAMENTAIS Por meio da vivência de situações análogas às do dia a dia, os jogadores participarão de uma experiência vivencial, exercitando competências essenciais para o atingimento de resultados. ... É importante frisar que nenhuma mudança de comportamento significativa é feita em poucas horas.
Os jogos de simulação têm se mostrado adequados ao ensino de adultos, já que permitem inserir os alunos em um ambiente empresarial que, por meio do processo contínuo de tomada de decisões e análise dos resultados, estimula o desenvolvimento de habilidades gerenciais (VIEIRA FILHO et al., 2008).
A essência de um jogo está na interdependência estratégica: o estático e o dinâmico. ... São elementos essenciais de jogos: os jogadores, as ações, as estratégias e as informações disponíveis para cada jogador, os benefícios, os resultados (payoff) e o equilíbrio do jogo, além da natureza.
As aplicações de ferramentas de simulação são várias, podendo ser sintetizadas nos seguintes grandes grupos:
A simulação permite que o gestor tenha uma capacidade de visão facilitada do crescimento esperado. Assim, caso alguma inconformidade seja identificada na avaliação de risco, é possível sua correção, evitando custo extra associado, impactando menos no financeiro da empresa.
As técnicas de simulação são aquelas que deixam o tratamento individual e isolado para centrar-se no tratamento em grupos e substituem o método verbal ou de execução pela ação social.
A simulação e a modelagem, em geral, são atividades muito presentes na engenharia, pois permitem a previsão de parâmetros e dados antes da etapa de construção ou sem que sejam feitas alterações nos sistemas operantes, reduzindo custos e agilizando projetos.
Em linhas gerais, a simulação de processos produtivos é a representação virtual de um determinado processo por meio um modelo computacional matemático.
substantivo feminino Ação ou efeito de simular; fingimento, disfarce, dissimulação: a simulação de uma doença.
A simulação computacional de sistemas, ou apenas simulação, consiste na utilização de certas técnicas matemáticas, empregadas em computadores, as quais permitem imitar o funcionamento de, praticamente qualquer tipo de operação ou processo do mundo real, ou seja, é o estudo do comportamento de sistemas reais através do ...
Na verdade, a teoria aponta que há quatro formas distintas de simulação: Simulação Icônica é aquele que estudo o sistema físico real através de uma aproximação geométrica, como um protótipo em escala real ou, como é mais comum, em escala reduzida.
O simulador de crédito é um jeito eficaz de saber, antes de fechar um pedido de empréstimo, qual será o valor das suas parcelas, além de ter uma noção prévia sobre a média da taxa de juros cobrada em uma solicitação.
Resumo: A simulação é uma das técnicas mais usadas em Pesquisa Operacional (PO) que permite a formação de cenários, onde através destes, pode-se orientar o processo de tomada de decisão, preceder análises e avaliações de sistemas e propor soluções para a melhoria de desempenho.
A simulação numérica consiste em reproduzir virtualmente o processamento industrial, com o auxílio de um computador.
Como funciona As simulações costumam acontecer da seguinte forma: os participantes representam um Estado-membro em uma reunião de um dos comitês da ONU (por exemplo, representante dos Estados Unidos no comitê da Unesco). ... Em alguns casos, são remontadas sessões históricas da ONU.
Simulação é um processo de experimentação com um modelo detalhado de um sistema real, para determinar como o sistema responderá a mudanças em sua estrutura, ambiente ou condições de contorno.
Verifica-se a simulação quando as partes manifestam uma vontade contrária àquela verdadeira, com intuito de aparentar um negócio jurídico que não corresponde com aquele que efetivamente almejam. ... No vigente Código Civil, a simulação vem regida no artigo 167, que não mais a insere entre os defeitos dos atos jurídicos.
SOFTWARES DE SIMULAÇÃO DE CARÁTER GERAL Voltados para aplicações específicas, tais como manufatura, serviços, telecomunicações, reengenharia e outros. Os softwares de caráter geral são, naturalmente, os mais conhecidos.
O software ARENA® é uma ferramenta de simulação que serve para apoiar a tomada de decisões, pois ela permite criar estudos sobre determinados sistemas sem comprometer a empresa em que atuam, fazendo com que o usuário desse software faça uma melhoria na sua produtividade, reduzindo gargalos e custos desnecessários.
Durante o Processo de Transformação Com isso, o WIP passou a ser de 25 itens e o tempo de ciclo aumentou para 5 semanas. Com isso, a decepção chega e as frases parecidas com “eu sempre soube que métodos ágeis era coisa da moda” ou “métodos ágeis só funcionam em unicórnios”.
Pode-se entender a simulação como um processo amplo que engloba, não apenas a construção do modelo, mas todo o método experimental que se segue, a qual busca: descrever o comportamento do sistema; construir teorias e hipóteses de relacionamentos entre as partes do mesmo, considerando as observações efetuadas; e usar o ...
Os simuladores, como o próprio nome já diz, permitem que façamos simulações de situações experimentais. Um exemplo de site muito famoso que contém vários desses aplicativos é o PHET, da Universidade do Colorado, que apresenta materiais para Física, Matemática, Química e Biologia.