A interação entre insetos e plantas exerce um papel de grande importância para os agroecossistemas, de relevância mútua, que em sua maioria favorece a propagação de diversas espécies de plantas por meio da polinização. Logo, a interação planta-inseto é dinâmica, podendo oscilar constantemente.
Interações recíprocas durante o tempo de evolução entre insetos fitófagos e suas respectivas fontes de alimentação vegetal, ou insetos polinizadores e as plantas por eles polinizadas, têm sido descritas como coevolução.
Trata-se de uma relação harmônica, onde o inseto coleta substâncias oferecidas pelas flores, como o néctar, pólen, óleos, perfumes ou resinas, em contrapartida, transfere pólen entre as flores. A polinização é o passo Page 4 que precede a fecundação.
A herbivoria é um tipo de relação ecológica que ocorre entre certos animais e plantas. Nesta relação os animais ingerem partes da planta viva para seu alimento e nutrição. A planta então sofre prejuízo enquanto o animal obtém vantagem.
Um exemplo de relações interespecíficas é a herbivoria, na qual um animal se alimenta de partes vivas dos vegetais, sendo bom para o animal, mas prejudicial para as plantas. ... Um exemplo de mecanismo de defesa físico é a presença de espinhos, o que dificulta a coleta de partes vegetais.
A principal função de dos herbívoros em um ecossistema, é absorver a energia produzida pelos produtores, além dos minerais absorvidos, geralmente através da fotossíntese, e disponibilizá-los para os demais níveis tróficos. Eles também controlam as populações das espécies vegetais existentes em uma determinada região./span>
Os seres vivos obtêm energia por meio do alimento. Há uma relação entre os diferentes seres vivos e a forma como se alimentam. Um exemplo: os vegetais usam a energia da luz do sol para produzir o próprio alimento; um rebanho de bois se alimenta dos vegetais; as pessoas se alimentam dos vegetais e da carne do boi./span>
São exemplos de animais herbívoros: abelha, arara-azul, ararinha-azul, borboleta, cavalo, coala, coelho, cupim, elefante, grilo, gafanhoto, girafa, hipopótamo, lagarta, ovelha, panda, vaca e zebra. Não pare agora...
Os exemplos mais comuns de animais onívoros são o rato, o cão, o gato, o urso (pardo ou panda), peixe carpa, peixe piranha, raposa, gaivota, porco, barata e algumas espécies de morcegos e tartarugas. Peixe Carpa, um peixe onívoro. A gaivota é uma ave que pode apresentar hábitos herbívoros, frutívoros ou carnívoros./span>
Herbívoros: São aqueles que se alimentam de fontes vegetais. Onívoros: São aqueles que se alimentam de fonte vegetal e animal. Esses animais apresentam uma dieta bem variada. Exemplos: urso, morcego, lobo-guará, jabuti, porco, quati, raposa, gambá, chimpanzé, corvo, gaivota, ema, avestruz e rato.
Animais onívoros (do latim omni, que significa tudo) são animais que se alimentam tanto de plantas ou algas como de outros animais. Os seres humanos são exemplos de animais onívoros, uma vez que nossa alimentação inclui itens de origem animal e vegetal. Os onívoros apresentam adaptações que garantem a dieta mista.
“Embora a maioria de nós conduza nossa vida como onívoros, de modo que comemos carne, bem como vegetais e frutas também, os seres humanos têm características de herbívoros, não de carnívoros.
Resposta. O ser humano é considerado onívoro pois temos dentes menos desenvolvidos que os carnívoros e molares menos complexos que os herbívoros./span>
A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. Cada organismo ocupa um nível trófico dentro da cadeia alimentar, o que é determinado pelo tipo de alimento e pela forma como ele se alimenta.
Cadeia alimentar é a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as relações necessárias para a busca de energia por meio da alimentação. De forma simplificada, pode-se classificar como cadeia alimentar a sequência de organismos que servem de alimento uns para os outros./span>
Na cadeia alimentar, organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. ... Os onívoros podem participar tanto como consumidores primários, quanto como secundários, uma vez que se alimentam de vegetais e animais (caso do homem, por exemplo).
Tradicionalmente considerado o último elo da cadeia alimentar, o ser humano, segundo equipe de pesquisadores, se situa, na verdade, no mesmo nível da anchova. Paris - O Homem é tradicionalmente considerado o último elo da cadeia alimentar. ... É esse indício que determina a posição de uma espécie na cadeia alimentar./span>
As aves de rapina (como esta águia-de-cabeça-branca) ocupam o topo de suas cadeias alimentares e são superpredadoras. As hienas são animais que ocupam lugares cimeiros na cadeia alimentar.
O primeiro elo dessa 'cadeia alimentar' é formado pelos vegetais, que usam a luz do sol, na fotossíntese, para produzir energia. ... Os elos seguintes da cadeia alimentar são formados pelos consumidores – seres vivos que, incapazes de produzir o próprio alimento, conseguem-no comendo outros seres vivos.
A planta é o produtor dessa cadeia alimentar, pois é capaz de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese.
Resposta. Resposta: B, a árvore produz alimento para os consumidores./span>
É a ÁRVORE. Explicação: Pois ela produz seu próprio alimento com o processo de fotossíntese./span>
Resposta: A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição./span>
Seres autótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, aproveitando a luz solar, através da fotossíntese. Como produzem o próprio alimento não necessitam consumir outros organismos, e participam como produtores principais (base) das cadeias alimentares.
Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.
autótrofos
Os seres autótrofos são organismos que podem produzir seu próprio alimento utilizando luz, por meio do processo de fotossíntese, ou energia química, pela quimiossíntese. ... Já os heterotróficos não podem sintetizar seu próprio alimento, então se alimentam de outros organismos, como plantas e animais.
Resposta. Explicação: Todas bactérias autótrofas realizam o processo de quimiossíntese./span>