De acordo com a Lei Federal nº 9.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se faz notável no Brasil desde a época de sua colonização com os Jesuítas que se dedicavam a alfabetizar (catequizar) tanto crianças indígenas como índios adultos em uma intensa ação cultural e educacional, a fim de propagar a fé católica juntamente com o trabalho educativo.
O retorno à escola Se parte do entrave da EJA está em garantir que estas pessoas tenham condições de dedicar tempo para os estudos, outra vem da dificuldade de ressignificar a escola. “Quando nossos alunos de EJA chegam aqui, temos que trabalhar com a autoestima deles, porque se sentem fracassados e incapazes.
Uma das primeiras dificuldades enfrentadas pelo professor da EJA é se adaptar ao novo, a um mundo diferente, a realidades diferentes. O educador se depara com jovens e adultos que muitas vezes depois de um dia cansativo de trabalho vão a escola em busca da aprendizagem.
Os principais limites para efetivar o direito à educação (conhecidos por toda a sociedade) são representados por: ... falta de ação por parte da população mais pobre - que ainda não conhece plenamente os seus direitos com profundidade e despreza aqueles que buscam por uma educação mais qualitativa.
4) Por que o EJA, no Brasil, sempre ocupou espaço reduzido no sistema educativo? Por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.
De acordo com as DCN/EJA, essa modalidade deve desempenhar três funções: reparadora, equalizadora e qualificadora. A função reparadora da EJA refere-se à possibilidade de acesso ao ensino fundamental e médio de qualidade a todos aqueles que foram privados desse direito na idade própria.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, identifique a alternativa correta que menciona qual era o interesse político em relação a EJA: Nota: 10.
A EJA é a modalidade de ensino que tem por público-alvo os cidadãos que, por um motivo ou outro, não conseguiram completar a educação básica em idade adequada.
Os perfis do aluno da EJA da rede pública são na sua maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, Portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnia, religião, crenças.
Duração: mínima de 1600 horas. Público-alvo: trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade.
A modalidade semipresencial da EJA da nossa escola diferencia-se pela particularidade com que os educandos são atendidos: o curso permite ao educando estudar em casa de acordo com sua disponibilidade temporal e por meio das atividades presenciais semanais obrigatórias na escola (aulas) e opcionais (plantões presenciais ...
Como funciona EJA Ensino Fundamental: jovens a partir de 15 anos que não conseguiram completar o Ensino Fundamental, isto é, a etapa entre 1º e o 9º ano. Nesta fase, são inseridas no processo de ensino-aprendizado, estimulando novas formas de aprender e pensar. O tempo médio de conclusão é de dois anos.
EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada.
Secretaria Municipal de Educação abre inscrição para Educação de Jovens e Adultos – EJA 2021 - SME Portal Institucional.