O Respiron é um aparelho portátil, exercitador respiratório, que trabalha profundas inspirações, que são sustentadas pela insuflação dos pulmões. Ao inspirar em seu bocal, as esferas se movimentam subindo, fornecendo um incentivo visual.
O Incentivador Respiratório Respiron é indicado para pessoas sedentárias, obesos, pré e pós-operatórios de cirurgias (especialmente bariátricas, abdominais e torácicas), tratamento de atelectasias e portadores de doenças pulmonares como DPOC e asma.
O Threshold PEP é utilizado para a limpeza das vias aéreas, higiene brônquica, ou como uma alternativa à terapia física torácica.
O aparelho threshold IMT (carga linear pressórica para treino muscular inspiratório) requer uma pressão pré-determinada para iniciar o treinamento dos músculos inspiratórios [6]. Para promover um tempo e um efeito máximo no treinamento, o tempo inspiratório e a freqüência respiratória devem ser monitorados.
Ponha o bocal nos lábios.
5 exercícios para respirar melhor: como e quando fazer
- Freno Labial: Esse exercício tem como objetivo aumentar o VC e diminuir a frequência respiratória, melhorando a oxigenação por manutenção de pressão positiva nas vias aéreas. Paciente realiza inspiração nasal lenta e expiração contra a resistência dos lábios franzidos. Tempo expiratório pode ser longo ou curto.
Respiração Freno-labial Realiza-se uma inspiração pelo nariz de forma lenta com a boca fechada por 2 segundos, em seguida, faça uma expiração profunda com os lábios unidos. É recomendado iniciar o uso deste procedimento com 2 séries de 7 repetições, intensificando o exercício de acordo com sua resistência.
4. Técnicas Manuais de Reexpansão Pulmonar Consistem em comprimir o tórax na expiração e descomprimir de forma abrupta permitindo restaurar a ventilação das unidades alveolares comprometidas.
A drenagem autógena (DA) é uma técnica que utiliza alterações de volumes e fluxo aéreo com o objetivo de promover oscilações brônquicas e, consequentemente, mobilizar secreções das vias áreas mais distal para as centrais.
A técnica de higiene brônquica é descrita tradicionalmente na literatura como fisioterapia respiratória convencional (FRC), e compreende as manobras de drenagem postural, pressão manual torácica, facilitação da tosse, e/ou aspiração de vias aéreas superiores (DUARTE, 2001).
As manobras de higiene brônquica são recursos amplamente utilizados por fisioterapeutas no âmbito da terapia intensiva, com o objetivo de auxiliar na depuração mucociliar e prevenir complicações decorrentes do acúmulo de secreções nas vias aéreas.