Palavra relativa a algo que é ilícito ou ilegal.
“É característico de cuiabano falar 'vô lá no mamãe, vô no mamãe. Não tem a distinção de gêneros como é feito na língua formal. E quando respondem a alguma coisa, ao invés de dizer 'claro', se diz 'craro'”.
No entanto, em Mato Grosso, temos o falar cuiabano, talvez o sotaque mais marcados da língua portuguesa. Com expressões próprias como “vôte” e “sem-graceira” esse falar se mistura com uma entonação diferente, como a desnasalização no final de algumas palavras.
Então confira algumas palavras do linguajar cuiabano pinçadas do Dicionário Cuiabanês, de William Gomes:
O que é Várzea-grandense: Pessoas ou cidadãos nascidos nas cidades denominadas de Várzea grande.
Chapa e cruz é uma expressão regional típica da cidade brasileira de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, que designa o cuiabano autêntico, "puro de origem", similar às expressões carioca da gema e gaúcho pêlo-duro.
É uma gíria, que pode ser usada como substantivo ou adjetivo típico da linguagem popular de Mato Grosso, principalmente em cidades nas imediações de Cuiabá/Várzea Grande e Cáceres. Significa simplesmente: amigo, colega, cara, camarada, mano, parceiro etc.
O rasqueado sul-matogrossense possui claras influências de músicas fronteiriças, como a guarânia, a polca paraguaia e o chamamé, sendo por vezes difícil a diferenciação entre cada estilo, pois os mesmos tem em comum o andamento em compasso ternário.
Resposta: O ritmo da música é afro, com marcações em palmas, mesa, banco ou tambor. Explicação: Tem esse nome, pois representa o choro dos negros escravos para seus senhores para que os perdoassem dos castigos impostos aos transgressores.
A dança do Chorado é apresentada apenas por mulheres. Com vestimentas coloridas, as mulheres entoam cantos tradicionais africanos e da região e ainda equilibram sobre as cabeças garrafas da mais tradicional bebida feita na cidade, o Kanjinjim.
Significado de Chorado adjetivo Pranteado, deplorado, lastimado. Cantado ou tocado em tom plangente. substantivo masculino O mesmo que baião.
O choro foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias e da música popular portuguesa e mais influências da música africana. Ele surgiu no Rio de Janeiro, por volta do final do século XIX. Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar.
As danças típicas mato-grossense são:
Significado de Dança substantivo feminino Série ritmada de gestos e de passos ao som de uma música. Estilo próprio, tipo, gênero ou modo de dançar: dança do ventre. Lugar ou ocasião em que as pessoas estão dançando; baile. [Música] Música própria para ser representada por movimentos corporais.
Acyigua, uma dança mística destinada a resgatar a alma do índio que morre assassinado. Característica dos índios Guarani, é executada pelo pajé auxiliado pelo melhor guerreiro caçador da tribo. Atiaru executada para afugentar os maus espíritos e chamar os bons. Dela participam homens e mulheres.
Dança afro, da região de Vila Bela da Santíssima Trindade, surgiu no período colonial, quando escravos fugitivos e transgressores eram aprisionados e castigados pelos Senhores e seus entes solicitavam o perdão dançando o Chorado.
A congada é mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia. No entanto, suas origens remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes.
Siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. A origem do termo siriri é incerta. ... Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri que designa um entremez do século XVIII, em Portugal.
O Cururu foi levado como espetáculo ao público urbano pela primeira vez em 1910, por Cornélio Pires, grande promotor da cultura caipira do interior paulista da primeira metade do século XX e do cururu em particular.
O cururu é um ritmo tocado somente por homens que se vestem elegantemente, com improvisações e repentes elaborados na hora. Alguns versos são feitos de improviso, outros já estão na memória do povo. Segundo contam os "mestres", no passado, os versos eram feitos, entre outras coisas, para conquistar mulheres.
O Siriri é dançado em pares com formação de círculo ou fileiras. Batendo palmas, os dançarinos vão respondendo aos tocadores (cururueiros), que conduzem o canto com movimentos variados.
rasqueado
Outras danças típicas da Região Centro-Oeste
Resposta:A Cultura de Mato Grosso | OCB/MT Principal. A Cultura de Mato Grosso tem influências variadas de origem africana, portuguesa, espanhola, indígenas e chiquitana. Estas variações ganham expressão em danças, cantos e festivais folclóricos em diferentes localidades e regiões do estado.
10 danças brasileiras que você precisa conhecer
20 Estilos de Dança Mais Praticados no Mundo