Este Dia Mundial do Toalete ressalta a importância de saneamento sustentável e da mudança climática. Em todo o globo, 4,2 bilhões de pessoas não têm acesso ao serviço. E para as Nações Unidas, a solução requer vontade política para tomar ação e enfrentar a crise global da falta de esgoto tratado.
Resposta. A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU – Organização das Nações Unidas – fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.
Quase 100 Milhões de brasileiros não têm acesso a este serviço¹; Cerca de 13 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso ao saneamento básico³; 3,1% das crianças e dos adolescentes não têm sanitário em casa³; 36 municípios nas 100 maiores cidades do país têm menos de 60% da população com coleta de esgoto4.
Uma das alternativas utilizadas pela população em regiões sem acesso ao abastecimento de água é a perfuração de poços.
Atualmente, 43% da população vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto. No norte do país, esse número sobe para 90%....5 consequências da falta de saneamento básico
Quais são os serviços de saneamento básico?
Cabe às prefeituras a responsabilidade de elaborar um PMSB que, segundo a Lei do Saneamento, todas as cidades devem ter para que os serviços de água, esgoto, lixo e drenagem das águas de chuva sejam devidamente planejados.