As Cabeças colossais são enormes representações de cabeças humanas de Ziten esculpidas em monumentais pedras de basalto. ... Existe um monumento complementar, em Takalik Abaj, Guatemala, que é um trono provavelmente esculpido a partir de uma cabeça colossal. Esta é a única cópia conhecida fora do antigo reino Olmeca.
Os olmecas poderão ter sido a primeira civilização do hemisfério ocidental a desenvolver um sistema de escrita. ... Um grande número de arqueólogos proeminentes considerou que esta descoberta será "a mais antiga escrita pré-colombiana".
Os artistas olmecas produziam a sua arte em argila, pedra (sobretudo basalto, andesito, jade e obsidiana) e madeira e ainda na forma de pinturas rupestres. ... A criação artística desta civilização obriga à distinção entre a arte monumental ou colossal e a arte menor ou arte mobiliária.
Os agricultores viviam fora das cidades e cultivavam principalmente milho. Os olmecas se dividiam em diferentes classes sociais. ... A notável cultura olmeca desenvolveu um sistema numérico, o calendário mesoamericano e uma escrita hieroglífica.
A agricultura olmeca era baseada no cultivo do milho, planta que tinha dentro da mitologia olmeca um papel sagrado, tendo sido dada aos povos nativos diretamente por seus deuses. O cultivo do milho era, assim, cercado de práticas ritualísticas e o crescimento das plantações era celebrado com festivais anuais.
Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate. Estes bebiam o chocolate durante rituais e usavam-no como remédio.
Os Olmecas não chegaram a conhecer a metalurgia,os sacerdotes e os chefes tinham conhecimentos de astronomia e calculavam a duração do ano e do mês com base nos movimentos da Lua. Eles criaram um calendário que lhes permitia saber as melhores épocas para a agricultura.
18 meses
A “data de criação” para o ciclo atual em que estamos hoje, é de 4 Ahaw, 8 Kumku. De acordo com a conversão mais comum, esta data é equivalente a 11 de agosto de 3114 aC, no calendário gregoriano , ou 06 de setembro no calendário juliano .
Os dois calendários, tzolkin e haab, eram baseados em 260 e 365 dias; O ciclo completo se repete a cada 52 anos Haab; Nem o Haab e nem o Tzolkin numeram os anos; Esse período de 52 anos era conhecido como um ciclo de calendário e que ao final gerava uma tensão que os maias acreditavam dar má sorte.
Os maias, grandes astrônomos e matemáticos, não possuíam um e sim, três calendários inter-relacionados. O primeiro media o tempo em ciclos de 260 dias com meses de 20 dias. ... Porém, nenhum dos dois era útil para medir longos períodos de tempo, razão pela qual os maias desenvolveram um terceiro calendário: a Longa Conta.
O calendário lunar teve origem com os povos nômades. Segundo esse tipo de calendário, o dia começa no pôr-do-sol. Durante o ano, são contadas 12 lunações, de 29 dias e 12 horas cada. No fim de um ano, temos 354 ou 355 dias.
A hora nona era a última hora do dia, pois quando a noite chegava, já não se contava mais as horas, quando iniciava a noite, os judeus contavam as vigílias. ... Já estamos na hora nona, Jesus vai voltar, o dia vai terminar, a igreja vai subir, a noite irá começar.