As constituições promulgadas são aquelas que se formaram a partir da "vontade do povo", dando seu voto para parlamentares que os representassem. As constituições outorgadas são conjunto de leis maiores que são "feitas" segundo a vontade de um ou de mais detentores de poder, não tendo a participação do povo.
Uma Constituição outorgada é aquela escrita e imposta por uma pessoa ou grupo de pessoas, sem a participação da sociedade em um debate aberto. Já uma Constituição promulgada é aquela elaborada por meio do debate democrático, onde a sociedade opina sobre a sua elaboração, geralmente através de representantes eleitos.
Outorgante é a pessoa que está transferindo os poderes a alguém para agir em seu nome. Já o outorgado é quem recebe esta autonomia para executar uma ação.
1 concedido, agraciado, apresentado, atribuído, cedido, conferido, dadivado, dado, deferido, delegado, dispensado, distinguido, fadado, oferecido, ofertado. Que se pôs de acordo: 2 abonado, aceitado, acordado, anuído, apoiado, aprovado, concordado.
A Procuração lavrada em Repartição Consular brasileira é o mandato pelo qual alguém ("outorgado") recebe de outrem ("outorgante") poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses no território brasileiro.
Atribuir caráter político a algo: politizar uma discussão; o assunto se politizou quando começaram a falar das eleições. Educar politicamente, fazendo com que alguém passe a conhecer seus direitos e deveres como cidadão.