E desinfetar locais e objetos que entraram em contato com a água ou lama contaminada, utilizando 200 ml de água sanitária diluída em um balde com 20 litros de água, já que a urina do rato seca, mas a bactéria permanece. O menor contato já oferece risco de contaminação.
Se observar fezes de roedores dentro de casa, ninhos, ou roedores vivos ou mortos, não toque nestes animais, ou em seus dejetos. Primeiro desinfete o local usando uma solução de água sanitária a 10% (uma parte de água sanitária para 9 partes de água) e pulverize todos os locais e objetos contaminados.
Para fazer a solução, basta misturar uma e duas colheres de sopa de detergente a um recipiente de vinagre, que pode ser de vinho branco ou de maçã. Misture bem e, quando necessário, borrife nos locais que estiverem com um cheiro mais forte de urina.
Mas, se mesmo assim o cheiro se mantiver no colchão, existem duas técnicas disponíveis: a primeira é só aplicar vinagre de maçã em um pano e passar sobre o colchão. A segunda é espalhar bicarbonato na cama e deixar agir por oito horas, antes de remover com aspirador.
O vinagre branco neutraliza o odor e ajuda a tirar a urina. Borrife generosamente a solução em cima da mancha e deixe-a agir por cinco minutos. Deixe o colchão molhado, mas não encharcado. Talvez você precise preparar mais uma leva de solução se a quantia não for suficiente para cobrir toda a área afetada.
E o odor pode ter pelo menos duas origens. A mais comum delas é a urina dos ratos. Essa praga deixa um rastro semelhante ao amoníaco, fragrância pouco aprazível ao olfato humano. Sem contar que é no xixi do rato que podem estar os microrganismos causadores de enfermidades com a leptospirose.
5 – Ratos tem bexiga muito pequena. Sim, isso faz com que eles urinem em média 80 vezes por dia. Dois terços dos ratos transportam na urina o parasita causador da toxoplasmose.
Aprenda a identificar sinais de infestação por ratos
Encontre buracos nas paredes Os ratos entram em casa por duas razões: comida ou calor. E um dos lugares onde poderão encontrar esse calor é quando há vazamentos nas paredes, algo que pode ocorrer em espaços próximos às pias da cozinha ou do banheiro.