Estrutura de dados é o ramo da computação que estuda os diversos mecanismos de organização de dados para atender aos diferentes requisitos de processamento. As estruturas de dados definem a organização, métodos de acesso e opções de processamento para a informação manipulada pelo programa.
Estruturas de Dados principais
Por que estudar estruturas de dados? ... O conhecimento das técnicas e das estruturas de dados vistas no curso serão importantes e úteis para um bom programador e um bom profissional em computação.
As estruturas de dados representam de modo simbólico entidades e objectos do mundo real e definem a parte estática de um algoritmo. A manipulação das estruturas de dados através de declarações e instruções precisas de controlo definem a parte dinâmica de um algoritmo.
Estruturas (ou registros) são classificados como variáveis compostas heterogêneas, pois podem agrupar variáveis de tipos diferentes. Em contraposição, temos os vetores e matrizes, classificados como variáveis compostas homogêneas, pois somente agrupam variáveis do mesmo tipo.
Abaixo estão listados alguns passos importantes para a escrita de um algoritmo computacional:
Primeiro problema Ele nasce a partir de um determinado problema. Então vamos criar um problema! Problema: Fazer a divisão de um número por outro. Se o resultado for positivo, imprimir o número encontrado pela divisão, caso seja negativo, imprimir zero.
Os algoritmos usam variáveis e um processo para alcançar um objetivo. É como quando uma pessoa quer fazer um bolo e leva em conta a receita e as experiências que já teve ao preparar o doce. Só que, no processo digital, as decisões são tomadas de forma automática, por meio de software.
Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de regras e dados matemáticos responsáveis por fazerem as suas postagens se destacarem ou não no feed dos seus clientes.
Sendo assim, veremos dois métodos para representação de algoritmos: fluxograma – representação gráfica; pseudocódigo (português estruturado) – representação textual. eliminação da ambiguidade intrínseca à linguagem natural.
Algoritmo. ... Para simplificar, podemos dizer que um algoritmo é uma sequência de instruções exatas que devem ser executadas em determinado tempo e com determinado recurso. Todos nós executamos algoritmos o tempo inteiro no nosso dia a dia, o exemplo mais claro de um algoritmo diário é a receita de um bolo.
A partir dos exemplos é possível entender os três principais conceitos do algoritmo: entrada, saída e variáveis. A entrada é o dado inicial que será utilizado para seguir uma operação.
Nos algoritmos temos 3 estruturas básica de controle nas quais detalharemos mais adiante. São elas: seqüencial, condicional e de repetição. Nesta estrutura o comando-3 somente será executado após o comando-2 e o comando-2 após o comando-1 e assim por diante.
Em ciência da computação, estrutura de controle (ou fluxo de controle) refere-se à ordem em que instruções, expressões e chamadas de função são executadas ou avaliadas em programas de computador sob programação imperativa ou funcional.
Uma variável é um espaço na memória do computador destinado a um dado que é alterado durante a execução do algoritmo. Para funcionar corretamente, as variáveis precisam ser definidas por nomes e tipos. Veja os diferentes tipos de dados: inteiros: números inteiros (0, 1, 2 , 3…)১৭ জানু, ২০১৯
Isto é o que chamamos de input. ... Após o processamento dos dados pelo programa a saída pode ser basicamente de duas maneiras, uma pelo tela do computador ou então para um arquivo no formato ASCII ou binário armazenado no computador. Isto é o que chamamos de output.
A entrada de dados permite que um programa possa receber dados vindo de dispositivos de entrada (pex. teclado, disco). scanf() tem a função de mover para a variável associada ao comando, os valores digitados no teclado.
Um dispositivo de entrada permite a comunicação do usuário com o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: Teclado, mouse, caneta ótica, scanner, câmera fotográfica/de vídeo,etc.