EQST

Qual A Diferença Entre IRPJ Corrente Diferido?

Qual a diferença entre IRPJ corrente é diferido?

Além do imposto de renda corrente, existe também o diferido, fruto de alterações temporárias que resultarão em um efeito fiscal futuro. ... Ambas servem para registro contábil dessas diferenças temporais, que já afetaram o resultado contábil, porém ainda não afetaram a apuração dos tributos.

O que é um imposto diferido?

Imposto diferido através da contabilidade O passivo fiscal diferido é o valor do imposto a ser cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis.

Como contabilizar o IR Diferido?

Dessa forma, o imposto diferido entra como um formato de apuração ideal para a contabilidade que privilegia o regime de competência. O fator indispensável para ele ser utilizado é que o lucro a ser tributado é contabilizado em regime de caixa (creditado em conta) apenas no ano seguinte ou mais de um ano.

Como se origina o imposto de renda diferido ativo?

A explicação é simples: as diferenças temporárias surgem quando se inclui receitas ou despesas no resultado contábil em um período e a tributação dessas despesas são incluídas em período diferente. Ou seja, há diferença entre o lucro contábil e o lucro fiscal que é utilizado para calcular o Imposto de Renda.

O que é um ativo fiscal diferido?

19.2.2.6 – Ativos Fiscais Diferidos são os valores dos tributos a recuperar em exercícios futuros sobre lucros com relação a: a) diferenças temporárias dedutíveis; b) compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados, observada a base de cálculo de cada tributo.

Qual a diferença entre corrente é diferido?

Tributo corrente é o valor do tributo devido (recuperável) sobre o lucro tributável (prejuízo fiscal) do período. Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.

O que é a CPC 32?

O Pronunciamento Técnico 32 (CPC 32) da Comissão de Pronunciamentos Contábeis estabelece a aplicação de tributos sobre o lucro em todos os resultados líquidos tributáveis, inclusive impostos internacionais.

Que situações dão origem ao reconhecimento de ativos ou passivos por impostos diferidos?

A maioria dos passivos e ativos fiscais diferidos surge da inclusão de despesa ou receita no lucro contábil em um período diferente daquele em que é tributável ou dedutível. A contrapartida desse diferimento deve ser reconhecida na demonstração do resultado.

O que são impostos a recuperar?

É um direito (classificado como ativo). Os impostos recolhidos são recuperados de acordo com a compensação de tributos. Para que haja a recuperação, os impostos devem ser da mesma natureza.

Qual o significado da palavra mediata?

Que não toca, não se aproxima ou não se executa directamente (por haver outro de permeio). 2. Indirecto , remoto.

O que é ativo e passivo fiscal diferido?

Veja como eles funcionam: Passivo fiscal diferido: é referente ao valor do imposto que será cobrado sobre o lucro futuramente. Ativo fiscal diferido: está relacionado ao valor do imposto que será cobrado, levando em consideração o lucro recuperável no futuro.

Como pode ser caracterizado o ativo diferido?

O Ativo Diferido caracteriza-se por evidenciar os recursos aplicados na realização de despesas que, por possuírem claro potencial de contribuição para a formação do resultado de mais de um exercício social futuro, somente são apropriadas às contas de resultado à medida e na proporção em que essa contribuição influencia ...

O que é o imposto corrente?

Tributo corrente é o valor do tributo devido (recuperável) sobre o lucro tributável (prejuízo fiscal) do período.

O que é lucro CPC?

Lucro tributável (prejuízo fiscal) é o lucro (prejuízo) para um período, determinado de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades tributárias, sobre o qual os tributos sobre o lucro são devidos (recuperáveis).

Como se formam os ativos e passivos fiscais diferidos?

19.2.3.24 – A maioria dos ativos e passivos fiscais diferidos surge da inclusão de receita ou despesa no lucro contábil, em um exercício diferente daquele em que é tributável ou dedutível, devendo a contrapartida desse diferimento ser reconhecida na demonstração do resultado do exercício.

O que é ativo e passivo diferido?

Passivo fiscal diferido: é referente ao valor do imposto que será cobrado sobre o lucro futuramente. Ativo fiscal diferido: está relacionado ao valor do imposto que será cobrado, levando em consideração o lucro recuperável no futuro. ... Assim, o imposto diferido não altera o lucro líquido da empresa.