Incomodar é a maneira certa de se escrever. É um sinônimo dos verbos irritar, chatear e atormentar, por exemplo: “o barulho dos shows está incomodando os vizinhos”. Pode ainda ser um sinônimo de preocupar-se, como “não se incomode comigo”. Enquanto “encomodar” não existe na Língua Portuguesa.
Desgostar, aborrecer: não me incomode tanto. verbo transitivo e pronominal Causar incômodo a si mesmo; cansar-se, zangar-se: incomoda-me a maneira como ela me trata. verbo intransitivo Dar-se ao trabalho de; preocupar-se com algo ou alguém: não se incomode, por favor. Etimologia (origem da palavra incomodar).
1 amofinar, acossar, apoquentar, atormentar, constranger, desacomodar, enfadar, estorvar, importunar, inquietar, molestar, perturbar. Causar irritação e aborrecimento: 2 bulir, enervar, amolar, impacientar, aborrecer, transtornar, azedar, chatear, desgostar, exasperar, indispor, irritar, zangar.
Tudo o que me incomoda no outro, na verdade existe em mim e só me incomoda porque é um reflexo do que há em mim. O outro serve como um espelho para o que não queremos enxergar e assumir em nós mesmos. Pode ser difícil encarar essa verdade; por outro lado, pode ser uma forma de encontrar uma solução.
Carl Jung: Tudo o que nos irrita nos outros pode... Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma melhor compreensão de nós mesmos.
O meio mais prático e direto para o autoconhecimento é justamente fazermos a dialética — o que nos incomoda nos outros, é o que está mal “resolvido” (inconscientizado) dentro de nós. Da mesma forma, o que nos agrada no próximo são as qualidades que possuímos e muitas vezes também estão inconscientizadas e reprimidas.
1 O que me incomoda no outro, está dentro de mim Você já deve ter ouvido a frase: “o que te choca te define”. Isso significa que o que lhe incomoda no outro, é porque o mais provável que você seja assim. Por exemplo, se você se importa que alguém seja muito controlador, é bem possível que você tenda a fazer o mesmo.
Significado de Incomodou O mesmo que: enfadou, importunou, inquietou, molestou, amofinou, acossou, apoquentou, atormentou, constrangeu.
Segundo Fantini, a psicanálise oferece, além das razões históricas, uma fórmula inversa para pensar a intolerância sobre a escolha do outro. Nosso ódio ao outro não é fruto do fato deste outro ser 'menos'. Pelo contrário, é sustentado pela crença que este outro possui algum algo a mais.
Conversar com quem esteja envolvido, falar o que você pensa, repensar sua participação, sua ajuda e seu envolvimento. Precisamos aprender a falar, a expressar nossas angústias e a nos defender de situações negativas e que nos fazem tão mal. Outra dica: lembre-se sempre de que, quando a boca não fala, o corpo adoece.
Dicas de Inteligência Emocional para iniciar uma conversa difícil
Técnicas de especialistas para manter uma conversa
Aqui vamos abordar algumas técnicas para fazer com que você aperfeiçoe suas habilidades de escuta e oratória a fim de nutrir conversas mais significativas!
As conversas construtivas dependem da capacidade dos parceiros sentimentais ouvirem com atenção e respeito as frustrações e mágoas do outro. Quem quer ter um elo conjugal longevo e gratificante tem que se preocupar com o seu próprio bem-estar, assim como com a felicidade do amado.
Significado de Construtiva Construtiva é o feminino de construtivo. O mesmo que: criadora, fomentadora, organizadora.
As pessoas entendem como "Crítica Construtiva" aquela atitude de "aconselhar", mostrar as "falhas" do outro, para que ele melhore. É a prática de apontar o certo e o errado na vida de outras pessoas.
Para que uma conversa corajosa seja produtiva o instrumento de interação deve ser o diálogo, pois ele inspira confiança entre as partes. No diálogo abrimos mão de ideias prontas e evitamos impor nosso ponto de vista.
Assim, e para que a sua próxima conversa do género corra da melhor forma, apresentamos algumas dicas úteis sobre como abordar situações/reuniões internas complicadas.
Aprenda a manter um diálogo mesmo quando você não tem nada a dizer