Segundo Silva (2009), a teoria tradicional de currículo busca a neutralidade, tendo como escopo principal promover a identificação dos objetivos da educação escolarizada, formando o trabalhador especializado ou, proporcionando uma educação geral e acadêmica.
Essa concepção converge com a de Tomaz Tadeu da Silva (2005, p. 15): O currículo é sempre resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir , precisamente o currículo.
A gestão é hierárquica, o currículo é prescritivo e o resultado é mensurável por provas padronizadas. É também contraditória a proposição que desde a LBD de 1996 indicou o projeto político pedagógico como instrumento legítimo da autonomia didático-pedagógica das escolas.
O DCBR é o documento curricular referencial da Bahia que envolve uma série de diretrizes a serem seguidos pelos currículos das escolas da Bahia para o melhor aproveitamento do ensino. ... Assim, a política do currículo é importante na medida em que ele dá a base do ensino e unifica os currículos.
Sobre os conteúdos curriculares, é correto afirmar que: Os conteúdos escolares refletem os significados e valores culturais e sociais que foram e são construídos no infinito processo de interação do ser humano com o mundo natural e social.
Aprendizado de idiomas, formação artística, teatral e musical, atividades físicas e grupos de debate enriquecem o currículo escolar
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
A participação da sociedade civil em parceria com o Estado no desenvolvimento e operacionalização de políticas públicas, ou ainda como substituta delas quando o Estado se ausenta, tem sido tema constante nas discussões de políticas sociais e educacionais.
Durante a exploração motivadora, os alunos não podem explorar os ambientes da instituição. Devem estar atentos às observações e explicações do professor ou do guia. ... Durante a exploração com o professor, os alunos acompanham-no, circulando pela instituição, voltados para o foco de observação e aprendizagem.
QUESTÃO 6 Quais cuidados um professor deve ter ao convidar seus alunos para participarem de atividades fora da sala de aula? a ) O professor não deve se preocupar com reações de medo e de nojo, pois são normais em alunos nos tempos atuais, podendo ser facilmente desconsiderados.
Confira seis recursos tecnológicos que reunimos para usar na sala de aula!