A primeira diferença em relação à definição destes conceitos é bem simples: a insalubridade pode ser entendida como um risco mais brando, que cause um certo dano à saúde do colaborador. Já a periculosidade, por sua vez, é caracterizada como um risco mais intenso à vida do profissional.
O adicional de insalubridade é uma compensação ao trabalhador exposto a agentes nocivos no ambiente de trabalho. Todo colaborador que está trabalhando em ambientes com condições insalubres de trabalho tem o direito de receber um adicional ao salário referente à essa condição.
Dicas para conseguir provas de insalubridade
Em resumo: INSALUBRIDADE: atividade que expõe a SAÚDE do trabalhador em risco. PERICULOSIDADE: Atividade que expõe a VIDA do trabalhador em risco.
Quais profissionais têm direito à insalubridade? Basicamente, qualquer trabalhador cujas funções o exponham aos riscos previstos na NR 15 tem direito a receber o adicional.
Pintura não é atividade insalubre se pintor usar corretamente EPIs, diz TRT-4. Fornecer equipamento de proteção individual (EPI), fiscalizando se é usado corretamente pelo empregado que executa serviços de pintura, elimina os riscos nocivos da profissão.
Então o simples fato de ser pintor não implica direito à aposentadoria especial., O que pode conferir direito à aposentadoria especial é a exposição a produtos químicos, físicos ou biológicos em concentração ou intensidade acima do limite de tolerância.
Um auxiliar de marceneiro que trabalhava exposto frequentemente a thinner teve garantindo o direito de receber adicional de insalubridade, em grau médio, referente a todo período que laborou para a Marino Gonçalves Bomfim – ME. ... Segundo o perito, produtos químicos como thinner e cola fórmica eram usados habitualmente.
NR 15 - NORMA REGULAMENTADORA 15.
Estado Líquido
Técnicas de Aplicação
Tintas oxidativas
Temperatura da superfície: Mínima: 3º C acima do ponto de orvalho / Máxima: 45º C Temperatura da tinta: Mínima: 15º C / Máxima: 35º C Umidade relativa do ar: Mínima: 15% / Máxima: 85% Nota: A temperatura e umidade do ambiente, quando fora dos valores especificados, causam problemas de secagem e cura da tinta.
Tais tintas podem ser aplicadas desde que a temperatura ambiente seja igual ou superior a 2°C. Não deve ser aplicada tinta em superfícies metálicas cuja temperatura seja inferior à temperatura de ponto de orvalho + 3°C ou em superfícies com temperatura superior a 52°C.
Catalisar com o Suvinil Catalisador para Esmaltes e Fundos Epóxi na proporção de 3:1 (3 partes de fundo ou esmalte para 1 parte de catalisador), diluir com até 15% de Suvinil Diluente Epóxi. Aguardar cerca de 20 a 30 minutos e aplicar utilizando rolo de lã epóxi.
PREPARO E APLICAÇÃO: - 1ª demão: diluir de 25 a 30% com redutor para epóxi RD fazendo aplicação com rolo de pêlo baixo (antigotas). - Demais demãos: diluir 10% com RD e aplicar respeitando o intervalo entre demãos que é de 12 a 24 horas. - Recomendamos aplicação de 2 a 3 demãos.