A Comissão de Farmacia e Terapêutica (CFT) é responsável pela condução técnica, política e administrativa de todo o processo de avaliação de incorporação de medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais.
A Comissão de Farmácia e Terapêutica é uma instância colegiada, de caráter consultivo e deliberativo, que tem por objetivo selecionar medicamentos a serem utilizados no sistema da saúde nos três níveis de atenção.
A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é uma equipe de discussão colegiada, vinculada à Superintendência do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFGD/Ebserh).
a) Convocar e presidir as reuniões; b) Indicar seu vice-presidente; c) Representar a comissão junto à Secretaria Municipal de saúde, ou indicar seu representante; d) Subscrever todos os documentos e resoluções da comissão previamente aprovados pelos membros desta; e) Fazer cumprir o regimento.
Verificado por especialistas. A alternativa D) é a correta. O CFT (comissão de farmácia e terapêutica) tem por finalidade criar parâmetros de tratamento, padronizando os mesmo de acordo com as necessidades em cada caso.
Resposta: De acordo com a farmacopeia brasileira, em congelador a temperatura deve variar entre 0ºC - 20ºC.
Com o intuito de ser um instrumento que oriente a prescrição e a dispensação de medicamentos a Comissão cumpre, assim, um dos seus objetivos que é a divulgação do Guia Farmacoterapêutico, visando sempre a qualidade da assistência.
O inventário é a tarefa através da qual os gestores verificar o número de produtos em estoque e conferem a quantia disponível para venda. O procedimento de inventário de uma drogaria não é complicado. A sua realização inclui efetuar a listagem de bens da organização armazenados no estoque ou em depósitos.
A aquisição de medicamentos é uma das principais atividades da Gestão da Assistência Farmacêutica e deve estar estreitamente vinculada às ofertas de serviços e à cobertura assistencial dos programas de saúde.
Formas de aquisição dos medicamentos Via de regra, os medicamentos são adquiridos por meio das licitações, onde são identificados pelo princípio ativo. Os processos licitatórios seguem os critérios estabelecidos pela Lei Federal 8.
Inúmeros e injustificados atrasos nas entregas; • Solicitações frequentes de cancelamento de empenhos; Page 4 | NOTA TÉCNICA | 15| 2014 4 • Desinteresse das empresas farmacêuticas , tanto fabricantes como distribuidoras em participar dos processos licitatórios.
A assistência farmacêutica desenvolve um conjunto de atividades relacionadas aos serviços de abasteci- mento em que o planejamento, a programação e a aquisição de medicamentos têm um papel fundamental para assegurar o acesso e o uso racional de medicamentos.
Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.
Materiais perfurocortantes (agulhas e ampolas) devem ser descartados corretamente em sua caixa. Para auxiliar a gestão de farmácias e não deixar os medicamentos vencerem, o sistema Hygia contribui para não evitar o gasto desnecessário com remédios, criando um controle de estoque seguro e eficaz.
No que diz respeito a um hospital, para se evitar desperdício o gestor deve estar sempre atento a indicadores de controle de estoque como estes:
Por meio da assistência farmacêutica, o farmacêutico torna-se corresponsável pela qualidade de vida do paciente. O farmacêutico é o profissional que melhores condições reúne para garantir a qualidade de um medicamento, pois tem a sua formação dirigida ao medicamento.
Dispensação: é o ato profissional farmacêutico, que consiste em proporcionar um ou mais medicamentos, em resposta à apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Neste ato o farmacêutico exerce a Atenção Farmacêutica.
A Assistência Farmacêutica, como política pública, teve início em 1971 com a instituição da Central de Medicamentos (Ceme), que tinha como missão o fornecimento de medicamentos à população sem condições econômicas para adquiri-los (BRASIL, 1971) e se caracterizava por manter uma política centralizada de aquisição e de ...
A atenção farmacêutica surgiu, nos Estados Unidos, com a expressão pharmaceutical care, em meados da déca- da de 80, como uma nova filosofia de prática profissional, provocando um profundo repensar da classe farmacêutica. HEPLER & STRAND (1999) definiram-na em poucas palavras: “...
O financiamento se dá por meio da transferência de recursos federais destinados à aquisição de mobiliários e equipamentos necessários à estruturação das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Farmácias no âmbito da atenção básica, além da manutenção dos serviços farmacêuticos.
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Deve ser um instrumento mestre para as ações de assistência farmacêutica no SUS.