Como em qualquer destino do mundo, a Alemanha possui alguns ingredientes que são a base de sua gastronomia. Por lá, a carne de porco, repolho, batata e salsichas são predominantes nos pratos típicos, além de muito pão!
A maionese, aqui, é utilizada para substituir o tahine, tornando o prato bem mais acessível e fácil de fazer. Para o preparo, tenha em mãos também o limão, o alho, o sal, a berinjela e a pimenta.
O que é tahine e seus benefícios
A pasta de gergelim contém ácidos graxos e antioxidantes, a sesamina e a sesamolina, que além de auxiliarem na prevenção do câncer, também ajudam a diminuir a taxa de glicose no sangue. Apesar de ser um alimento que contém gordura, ele é poliinsaturado e rico em fibras, o que o torna extremamente saudável.
5 benefícios surpreendentes do tahine
Feito de sementes de gergelim, ele é um alimento comumente incluído no preparo de receitas doces e salgadas típicas do território, como homus, babaganuche, bolos, tortas e molhos. Além disso, o tahine também pode ser consumido como tempero e acompanhamento de pães e biscoitos salgados.
Para quem não conhece, o Tahine tem gosto levemente salgado, muito parecido com o sabor de amendoim e bastante cremoso. Acredita-se que as sementes de gergelim são uma das especiarias mais antigas da civilização. Hoje ele é usado em saladas, molhos, pratos doces e salgados.
Tahine – marcas no mercado
Segundo a nutricionista, o gergelim só não pode ser consumido em excesso. Isso porque ele pode eventualmente causar irritações ou dores no estômago e no cólon.
Há contraindicação para o consumo desta semente? O gergelim não é indicado para quem possui colite (que é uma inflamação do intestino grosso). Como o alimento é rico em fibras, deve ser evitado por quem tem obstruções mecânicas do intestino.
Para fazer o Tahine basta dourar 1 xícara de semente de gergelim em uma frigideira, tomando cuidado para não queimar as sementes. Em seguida, deixar esfriar um pouco e colocar no processador as sementes e 3 colheres de sopa de azeite de oliva, deixando o equipamento ligado até que se forme a pasta.
Coloque o gergelim preto na água e deixe ferver por cinco ou sete minutos. Coe. Tome a água de duas a três vezes por dia. Sinta-se livre para acrescentar outros chás laxativos, como camomila ou dente de leão.
O gergelim, também conhecido como sésamo, é a semente de uma planta originária do Oriente, de nome científico Sesamum indicum.