O antídoto da vaidade é a humildade e isso nada tem a ver com nos humilhar, mas em encarar o outro de forma mais igual, muitas vezes aceitando os defeitos e erros, pois somos seres humanos e como tal, absolutamente todos erramos.
Doenças em nome do excesso de vaidade também tem chamado a atenção dos especialistas, bulimia, aneroxia, vigorexia e ortorexia são alguns resultados da baixa auto estima que tem cercado as pessoas de todas as idades e classe sociais.
1 afetada, arrogante, pedante, artificial, formal, solene, pretensiosa, esnobe, snob, formalista, presumida, presunçosa, falsa, fingida, simulada, dissimulada, estudada, amaneirada, empolada, enfatuada, enfeitada, pomposa, artificiosa, pernóstica.
Vaidoso: 3 fofo. 4 afetado, altivo, amaneirado, arrogante, convencido, entufado, fátuo, imodesto, jactancioso, orgulhoso, pedante, presumido, presunçoso, pretensioso, soberbo, ufano, vanglorioso.
Dizer algo, utilizando palavras: 1 diziam, proferiam, exprimiam, pronunciavam, articulavam. Dirigir um discurso: 5 discursavam, discorriam, dissertavam, oravam, prelecionavam, peroravam.
O aspecto mais positivo do orgulho é o orgulho como uma admiração. Quando alguém diz: “Estou muito orgulhoso de ti por ter feito isso” o significado da palavra orgulho está ligado a admiração pelo feito, pela conquista, pela capacidade de realizar.
Dê-se permissão para estar zangado com eles e para perdoar a si mesmo. Caso contrário, você direcionará todo o ressentimento em si mesmo e nos outros, e isso é como arranhar a própria ferida. Sentir-se culpado dificulta o perdão, e livrar-nos da culpa e do ressentimento é a única maneira de curar as nossas feridas.
Percorra o caminho de suas emoções. Vá fazendo o exercício de perceber o que cada situação despertou em você. Talvez, ao fazer isso, você perceba que existe muito mais ego ferido (principalmente se chegar à conclusão que mexeu com sua autoestima) do que um coração partido.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas para controlar o ego e parar de pensar tanto:
Ego normalmente é definido como uma valorização excessiva sobre si mesma/o. Ou seja, a opinião que a pessoa tem de si está distorcida e tende a ser uma imagem de grandeza, pouco objetiva ou fiel à realidade.
A palavra “ego”, nesse caso, é usada para se referir à importância demasiada que uma pessoa dá a si mesma. Quem é comandado pelo ego inflado passa a impressão de ser forte e de ter boa autoestima.
O ego, como consciência do indivíduo, determina as ações e instintos perante os eventos que se manifestam no mundo real. Ele também contribui para a personalidade do indivíduo. Por isso, acaba tornando-se tão importante para a filosofia e a psicanálise.