Beleza é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é belo ou agradável. Pode também ser um termo para caracterizar uma mulher formosa ou uma coisa bela. A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são agradáveis à vista e que são capazes de cativar o observador.
Bonito e feio não passam de conceitos que muitas vezes usamos para designar coisas que não achamos atrativas, mas ainda assim, não importa como e quando serão utilizados porque na verdade o “bonito” e “feio” não existem na realidade, são apenas mais nomes que usamos para continuar enchendo o mundo com nossas porcarias, ...
Feiura (FO 1943: feiúra) ou fealdade é uma característica de um ser vivo ou inanimado, cuja aparência é visualmente desagradável e resulta numa avaliação desfavorável. Um Ser feio é um Ser não atraente, mas sim repulsivo, ou até mesmo ofensivo, aos que partilham ou não dos mesmos valores culturais.
São conceitos subjetivos, ou seja, são pessoais. Mas a arte descreve como belo tudo aquilo que é estético. ... Dessa forma, entende-se como arte bela aquilo que possui estética agradável, o contrário seria a arte feia.
Sendo assim, o melhor governante seria um filósofo, pois, sabendo das leis, e detentor da razão, ele poderia governar de maneira justa toda a sua comunidade, de modo que todos fizessem seu trabalho e assim, pudessem viver em uma sociedade ideal.
Com isso, Platão defende a tese de que é imprescindível que sejam os filósofos a governar ou que os reis e soberanos se tornem filósofos, porque somente o filósofo é dotado da quarta virtude, a sabedoria. ... Este é o conhecimento que o filósofo deve desejar e buscar, este é o bem almejado.
Platão defendia que toda educação era de responsabilidade estatal e, ainda, reivindicava o acesso universal à educação e a mesma instrução para meninos e meninas.