Os Anelídeos, animais pertencentes ao filo Annelida, são segmentados e metâmeros. ... A característica que o nome anelídeo indica é em relação à divisão segmentada do seu corpo em anéis.
Oligoquetas (oligo = pouco e chaeta = cerdas): Esses organismos apresentam corpo longo, cilíndrico e são dotados de poucas cerdas, estruturas rígidas quitinosas que ajudam na locomoção. São encontrados normalmente em solos úmidos, mas podem aparecer em água doce e água salgada.
Os poliquetas, oligoquetas e hirudíneos são classes de animais anelídeos. São os anelídeos que possuem como principal característica a existência de muitas cerdas (parapódios) nas regiões laterais do corpo. A maioria dos poliquetas vive no mar e algumas espécies tem as águas doces como habitat.
Significado de Hirudíneos substantivo masculino plural Zoologia Classe dos anelídeos cujo tipo é a sanguessuga.
Os parapódios possuem diversas formas e funções, podendo servir para locomoção, proteção, podem ajudar a criar correntes de água para os organismos que constroem tubos, e podem ainda possuir regiões modificadas em brânquias que auxiliam nas trocas gasosas. ... Os parapódios podem ser birremes ou unirremes.
Os oligoquetas Quer as espécies de água doce, quer as espécies marinhas, são de pequenas dimensões, sendo no ambiente terrestre que se encontram as espécies de maiores dimensões, como a minhoca-da-terra com cerca de 10-12 cm, ou mais, e o gigante Australiano (Megascolides australis) que pode atingir 3 m.
A respiração dos anelídeos pode ser realizada de diferentes formas. Algumas espécies apresentam respiração cutânea, outras, no entanto, apresentam respiração branquial. Em muitos poliquetas, observa-se a presença de estruturas chamadas de parapódios, que atuam, entre outras funções, como brânquias.
A minhoca pertence ao filo dos anelídeos - nome que inclui vermes com o corpo segmentado, dividido em anéis. ... Os anelídeos compreendem cerca de 15 mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre.
Pela sua capacidade escavadora e pelas suas estratégias alimentares reciclam nutrientes disponibilizando-os para outros organismos. ... Por seu turno, os anelídeos terrestres (oligoquetas) revolvem o solo, arejando-o, enriquecendo-o com nutrientes, contribuindo assim para tornar a Terra mais verde e florida.
As minhocas apresentam um grande papel ecológico e econômico, pois vivem em ambientes úmidos, e são capazes de arear o solo, facilitando o plantio, e ainda por cima, ela libera uma excreta nitrogenada que forma o húmus, um adubo natural, que auxilia ainda mais a produção agrícola.