O cuidador precisa ser cuidado, para suportar perdas, construir alternativas e aproveitar possibilidades. Todo cuidador, principalmente quando é um familiar, sabe do estresse e do cansaço que enfrenta ao cuidar do seu idoso querido. Não tem folga, não tem feriado, nem final de semana e as vezes nem férias.
Cuidar é assistencialismo, ou seja, a babá, a vizinha, cuida da criança enquanto os pais estão trabalhando. Educar vai muito além de simplesmente cuidar. Podemos definir assim: até pouco tempo a finalidade de ser das creches era apenas cuidar das crianças.
Pelo próprio Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), sabemos que educar significa “(…) ... propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada”.
A higiene pessoal refere-se àquele grupo de conhecimentos e técnicas a serem aplicados com o objetivo de impedir o surgimento de doenças infecciosas. Ao lado da alimentação equilibrada e do sono regular, esse conjunto de pequenas ações é um hábito imprescindível para garantir que os pequenos cresçam saudáveis e fortes.
A higiene corporal é o conjunto de cuidados que devemos ter com nosso corpo. Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e outros seres vivos, como vermes, penetrem no nosso corpo e nos causem doenças. É por meio desta higiene que ficamos fortes e saudáveis.
Lave frequentemente as mãos Antes e depois de comer e de ir ao banheiro ou ao chegar a algum local, lavar as mãos deve ser indispensável. Ter um álcool gel sempre ao alcance também é uma medida eficaz para prevenir doenças.