Como falamos antes, é possível saber qual a versão do Ubuntu que nosso computador está executando através de uma interface gráfica, se você estiver executando em um ambiente de desktop. Primeiro, nós temos que abrir o menu de aplicações e procurar a janela de configurações do sistema. Ao encontrar, abra.
Sua mais recente versão é a 20.
Para usar no notebook: Ubuntu MATE ou Linux Mint MATE Do lado do sistema, ambos são excelentes opções pela simplicidade de uso e facilidade no gerenciamento de drivers e tarefas do dia a dia, características que são mantidas com diferentes interfaces gráficas.
Lubuntu
MX Linux. O MX Linux é uma das distribuições Linux mais leves, e que tem sido bem cotada nos últimos tempos. Ela é conhecida por ser muito leve, e sem perder a beleza. A sua base é o Debian, e o ambiente padrão é o Xfce com muitas personalizações.
O Ubuntu é bem estável, mas por ser completo exige pelo menos uns 4 GB RAM. Se for usar Ubuntu dá pra procurar algumas extensões pro Gnome que facilita a experiência. Mint é mais leve.
Cinnamon, MATE ou Xfce? ¶
O Linux Mint é mais familiar para usuários do Windows Sendo assim, ele é familiar para a maioria de nós, que muito já usamos o sistema operacional da Microsoft. Isso acontece independente da versão do Linux Mint você instalar. ... O Ubuntu usa o Rhythmbox como media player, enquanto o Linux Mint possui o Banshee.
Para ver no terminal informações como o nome e a versão da distribuição, bem como a versão do kernel, você pode usar os seguintes comandos:
Para descobrir qual versão do Windows seu dispositivo está executando, pressione a tecla do logotipo do Windows + R, digite winver na caixa Abrir e selecione OK. Veja como saber mais: Selecione o botão Iniciar > Configurações > Sistema > Sobre .
A única parte importante para que você saiba se seu Linux é de 32-Bit ou 64-Bit é a “machine”, que no meu caso mostra “x86_64”, ou seja: 64-Bit. Caso você tenha visto algo como i686 ou i386, seu sistema é de 32-bit. Assim fica mais fácil para que você possa checar a informação.
E uma maneira de saber se você pode ou não rodar um sistema de 64 bits na sua máquina é através do comando lscpu, que dá informações referentes a sua CPU. Se a saída, assim como a minha, for x86_64, então você poderá rodar um sistema de 64 bits.
Use o comando GETCONF. Em nosso exemplo, o computador está executando uma versão de 64 bits do Linux. Use o seguinte comando para descobrir a distribuição Linux em execução. Em nosso exemplo, o computador está executando uma versão de 64 bits do Ubuntu Linux 18.
As melhores maneiras de fazer isso:
Para instalar e rodar aplicativos para Windows no Linux, abra o Nautilus (ou outro gerenciador de arquivo que suporte o programa) e vá para uma pasta onde está um programa Windows e clique com o botão direito do mouse. No menu que aparece, clique na opção “Open With Wine” (Abrir com o Wine).
O Winetricks está disponível no repositório do Ubuntu, e para instalar é só pesquisar por “Winetricks” na loja do seu sistema. O Winetricks pode ser utilizado através do terminal, porém também conta com uma interface gráfica para auxiliar na utilização da ferramenta.
Com o Wine instalado na sua máquina, a partir do gerenciador de arquivos, navegando pela pasta em que o software do Windows que pretende instalar esteja localizado. Basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Open With Wine”. Pronto, é só abrir o programa!