Os domínios morfoclimáticos brasileiros são seis: amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias.
caatinga
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
amazônico
Os mares de morros representam um domínio morfoclimático (que reúne relevo, clima, vegetação e hidrografia) presente no Brasil, o qual é formado pela união de diversas elevações. O nome está associado a um grande conjunto de morros arredondados formados pelo intenso processo de erosão.
O domínio dos Mares de Morro é predominantemente constituído por áreas de planalto, notadamente os planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste, conforme a classificação do relevo elaborada por Jurandyr Ross. ... No Sudeste, são encontrados os solos de salmourão, mais argiloso.
Resposta. Resposta: Ocupação humana, ação erosiva do solo e deslizamentos de terras por conta das ações das chuvas.
Resposta. Resposta: A Serra do Mar, Serra da Mantiqueira.
Montanha - grande elevação de terra. Serra e Cordilheira - conjunto de montanhas. ... Morro ou Colina - pequena elevação de terra. Vale - região plana situada entre morros e montanhas.
Mata Atlântica
substantivo feminino Ferramenta feita com uma lâmina destinada a cortar madeira ou metal; a própria lâmina dessa ferramenta. [Geografia] Cordilheira ou cadeia de montanhas, montes ou penedias com picos e anfractuosidades: a serra da Mantiqueira. [Geografia] Qualquer relevo proeminente; monte, montanha.
Depressões são unidades de relevo normalmente rebaixadas. Possuem altitudes que variam entre 100 m e 500 m e costumam ser classificadas em relativas e absolutas.
Em resumo, as depressões são áreas rebaixadas (planas ou côncavas) formadas, sobretudo, pelos processos de erosão e intemperismo (ação dos ventos e da água). Um exemplo de depressão são as bacias sedimentares e as crateras de vulcões, donde as altitudes são mais baixas que seu entorno.
Depressões são formas de relevo rebaixadas que se formaram a partir de um longo processo de erosão. Geralmente apresentam inclinações e localizam-se entre planícies e planaltos. Depressões configuram uma unidade de relevo que possui área mais baixa em relação às áreas que estão em suas margens.