Jornais, revistas, correspondências, envelopes. Papéis de embrulho em geral, papel de seda, sacolas e sacos de papel, embalagem longa vida. Papelão, cartolinas, embalagem de ovo. Papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho.
Os materiais mais reciclados são o vidro, o metal, o papel e o plástico, mas para cada tipo de material existem algumas exceções.
Entre os materiais, o papel é o que se decompõe mais rápido. Ele leva de 3 a 6 meses para desaparecer do ambiente.
Diversos materiais podem ser reciclados, como papéis, metais, plástico, isopores, vidros e óleo de cozinha. Para serem reciclados, esses materiais devem estar higienizados antes do descarte. A retirada de alimentos e outros contaminantes facilita o processo, otimizando a qualidade do material reciclado.
Compre apenas sacolas plásticas recicladas. Reutilize ao máximo e evite jogar no lixo sacolas e/ou embalagens plásticas. Potes ou garrafas podem ser usadas como contêineres para alimentos e bebidas. Separe sempre o material para reciclagem.
Sanitários – lixo do banheiro: papel higiênico usado, absorventes, cotonetes, seringas, fraldas descartáveis, etc. Depois da seleção, cuide dos resíduos secos: – Limpe os materiais recicláveis (não, não precisa deixar brilhando); – Amasse as embalagens para diminuir o seu volume (entenda porque clicando aqui);
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. Para isto, basta depositar os lixos em duas sacolas diferentes. É uma ótima ideia que não requer muito esforço.
O aumento do consumo e das ofertas de produtos fizeram com que a população descartasse diariamente milhares dessas embalagens que, caso não sejam recicladas ou reutilizadas adequadamente, vão parar diretamente nos aterros sanitários. ... Reutilizar corretamente os recipientes é essencial para reduzir o impacto ambiental.
A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas.