O tratamento da pediculose pubiana pode ser feito com a remoção dos piolhos ou com o uso de medicamentos como sprays, loções ou cremes inseticidas, como o Malationa ou o Permetrina.
Os sintomas da pediculose pubiana, uma infecção sexualmente transmissível (IST), têm início de uma a duas semanas após o contato com o parasita. A principal queixa é a coceira. Nos locais da picada, podem ocorrer alterações da pele semelhantes à urticária, bolhas e manchas azuladas.
O piolho-da-púbis (Phthirus pubis), também conhecido como chato, piolho-caranguejo, carango e piolho-ladro, é um insecto parasita responsável pela pediculose pubiana. O parasita passa toda sua vida infestando pêlos humanos alimentando-se exclusivamente de sangue.
Os piolhos e seus ovos podem ser encontrados quando procurados no cabelo ou outras partes do corpo. O tratamento de piolhos geralmente inclui xampus, cremes ou loções e, às vezes, descontaminação do vestuário e das roupas de cama. Algumas pessoas precisam tomar um medicamento antiparasitário por via oral.
Primeiro tratamento é preventivo, que é afastar o pombo das habitações. E procurar dermatologista para prescrever a medicação indicada. Nós podemos usar medicações orais, anti-histamínicas, pomadas dermatológicas, mas é interessante procurar o seu dermatolgoista, porque poderá ser semelhante a picada de outros insetos.
O tratamento convencional é feito à base de inseticidas piretroides de uso local como a permetrina. Depois da aplicação, o medicamento deve permanecer na cabeça protegida por uma touca durante 10 a 15 minutos. Evite usar sacos plásticos para tampar a cabeça, principalmente em crianças pequenas, que podem sufocar.
Alguns exemplos de shampoos para acabar com os piolhos que podem ser indicados pelo pediatra ou dermatologista e que são facilmente encontrados nas farmácias são:
O tratamento de escolha da pediculose (piolho) é feito com permetrina 1% (emulsão ou loção 60 mL). Orienta-se lavar os cabelos com shampoo normal (não usar condicionador) e secar com auxílio de uma toalha.
O piolho é transmitido principalmente de uma pessoa para a outra pelo contato direto, mas também podemos pegá-lo através do uso compartilhado de bonés, capacetes, tiaras de cabelo, escovas e pentes.
5 passos para acabar com piolhos e lêndeas usando remédios caseiros
A infestação dos piolhos principais é causada por um insecto minúsculo chamado o capitis do humanus do Pediculus. A infestação dos piolhos pode afectar a cabeça, o corpo (por corporis da variedade do humanus do Pediculus) e o virilha (púbis de Pthirus).
Os piolhos passam por três estágios de desenvolvimento. A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo.
São frequentemente confundidos com caspa, crostas ou resíduos de fixador de cabelo. O tempo total de vida do piolho é de aproximadamente 21 dias, desde que tenha um hospedeiro. Fora dele, sobrevive menos de 48 horas, e a viabilidade das lêndeas também é afetada.
O piolho do cabelo não infecta outros animais nem consegue sobreviver por mais de 48 horas fora do couro cabeludo do ser humano.
Os ovos são incubados pelo calor do corpo humano e eclodem em 8 a 10 dias, em geral. A ninfa deixa o ovo e passa por três estágios até se tornar adulta (entre 9 a 12 dias). Depois de cerca de 1,5 dia após se tornar adulta, a fêmea já pode se reproduzir.
Os piolhos são parasitas que se alimentam do sangue humano e se reproduzem através de ovos (lêndeas). Rapidamente, no decorrer de cerca de uma semana, os piolhos já se multiplicaram e deram início a uma verdadeira infestação que tem de ser controlada de imediato ou poderá prolongar-se durante meses e...
A caspa não se cola ao cabelo, e por vezes cai sobre os ombros com o movimento do cabelo. As lêndeas, por outro lado, estão coladas e são mais facilmente removidas com um pente metálico ou mesmo manualmente, inspeccionando madeixa a madeixa e eliminando todos os ovos.
Uma lêndea leva cerca de dez dias para sair do ovo e se tornar adulta. Cada uma mede 0,3 mm de comprimento, enquanto um piolho chega a 3 mm e vive até 40 dias.
Existe lêndea morta? Também é comum ouvir dos pais que seu filho não tem piolho, tem lêndea morta. Isso é uma lenda. Quando uma lêndea aberta é encontrada, é sinal de que tem um piolho no couro cabeludo.
Quem faz química capilar não pega piolho? Há remédios adequados para eliminar todas as fases (lêndea ou piolho, por exemplo), mas químicas como tintura e escova progressiva não estão entre eles.
Quem tem o cabelo pintado nao ganha piolhos é verdade? Não é verdade. A presença da tinta na haste do fio do cabelo não impede a infestação.
O que fazer: para eliminar a infestação por piolhos, recomenda-se o uso de xampus específicos, pentes finos e, se necessário, medicamentos antiparasitários, como Ivermectina, orientada pelo médico. Se houver infecção das feridas, pode ser necessário o uso de antibióticos também.
1 - Faça uma mistura de metade água e metade vinagre e borrife por todo o cabelo. Cubra com uma touca e deixe agir por 30 minutos. Lave o cabelo normalmente. A acidez do vinagre ajuda a matar lêndeas e piolhos.
Junte 1 colher de chá das pétalas da calêndula com uma xícara de água fervida e deixe descansar por 10 minutos. Quando esfriar molhe uma gaze ou um pedaço de algodão nesse chá, coloque em cima da ferida e enrole com uma atadura. Repita esse procedimento várias vezes ao dia e mantenha a ferida limpa.
Remédios caseiros para irritação no couro cabeludo
“O tratamento vai depender de cada caso e da intensidade da foliculite, o que normalmente recomendamos é o uso de sabonetes específicos para a área, bem como pomada com antibiótico. Alguns casos necessitam de antibiótico por via oral”, concluiu.