hidrocarbonetos
25); Ferreira (1986) a palavra petróleo significa óleo de pedra e tem origem latina. Ferreira (1986) também define o petróleo como “um combustível líquido natural constituído quase só de hidrocarbonetos, e que se encontra preenchendo os poros de rochas sedimentares, formando depósitos muito extensos”.
1. Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade. ... Corresponde aos óleos com viscosidade e densidade moderada.
Para realizar a extração do petróleo e gás, são necessários três passos básicos: Prospecção, perfuração e extração. ... As perfurações são feitas em terra por meio de sondas de perfuração, enquanto no mar, são realizadas por meio de plataformas marítimas.
O refinamento do petróleo é a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das diferentes frações. ... Estes são locais em que são feitos processos físico-químicos para o refino do petróleo bruto (ou refinamento do petróleo) para a obtenção das chamadas frações do petróleo.
O processo de refinamento de petróleo, ou crackeamento do petróleo, nada mais é que uma destilação simples, que ocorre por meio de um aquecimento do petróleo bruto que separa a gasolina de outros composto tais como a querosene e o óleo diesel.
Algumas frações obtidas nesse processo são mostradas abaixo e incluem a gasolina, o óleo diesel, o querosene, o óleo lubrificante, o piche usado em pavimentação asfáltica, parafinas, como as usadas nas velas, a nafta e o gasóleo. O próximo processo de refino do petróleo é a destilação a vácuo.
A primeira tarefa do processo de refino é o reconhecimento do tipo de petróleo a ser processado, pois este pode variar sua composição química e também seu aspecto físico. Esse reconhecimento é feito através de análises químicas.
Por isso, tem pouca utilidade prática ou uso. No processo de refino, os hidrocarbonetos são separados, por destilação, e as impurezas removidas, sendo produzindo então diversos derivados de petróleo, como lubrificantes, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e outros.
A exploração do petróleo passa por três etapas principais, que são: prospecção, perfuração e extração.
As frações mais conhecidas do petróleo são:
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Geralmente, ao se extrair o petróleo, é possível que o gás natural também seja extraído, uma vez que ambos os elementos apresentam a mesma origem, ou seja, a partir da decomposição da matéria orgânica após milhares de anos.
O componente principal do gás natural é o metano (CH4). No restante de sua composição há pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular.
Resposta: Pode ser extraído de 2 formas: em terra por sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas.
Sim, podemos usar petróleo como combustível no carro, pois os combustíveis derivam do petróleo. O combustível vem de combustão, o que gera a queima do combustível, o comburente trata-se de um componente que alimenta a reação de combustão.
Conheça os diferentes tipos de combustíveis que existem nos postos
Existe dois tipos de fontes de energia utilizadas pelo homem....
Como exemplos da aplicação dos derivados de petróleo, podemos citar a gasolina, o gás natural e o óleo diesel, que são usados como combustíveis; a querosene, que pode ser usada em iluminação; o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) usado no gás de cozinha; a parafina, que é usada na fabricação de velas e cosméticos; o ...
Os três principais tipos de combustíveis fósseis são: o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, embora existam outros, como o xisto betuminoso.
Combustíveis são substâncias que queimamos para produzir calor. Esse calor produzido pode ser utilizado para mover uma turbina nas usinas termelétricas, como vimos em Formas de energia (energia cinética), ou para acionar motores de veículos.
⇒ Bioetanol, biogás, bio-hidrogênio e biometanol: produzido a partir de biomassa ou fração biodegradável; ⇒ Biodiesel: produzido a partir de óleos vegetais ou animais; ⇒ Bio-ETBE e Bio-MTBE: produzidos a partir do biometanol; ⇒ Óleo vegetal: obtido a partir de plantas oleaginosas.
O uso dos biocombustíveis, mesmo envolvendo questões sociais e ambientais, é uma possibilidade real de alternativa aos combustíveis derivados do petróleo. Exemplos: ... A produção e utilização destes combustíveis premia a população com a despoluição do meio-ambiente levando assim a um desenvolvimento sustentável.
O biocombustível surgiu como uma alternativa econômica e ambiental aos combustíveis fósseis. ... Os principais tipos de biocombustíveis atualmente utilizados são o etanol e o biodiesel. Costumam ser utilizados tanto para a locomoção de veículos quanto para a geração de energia (através de geradores, por exemplo).
Como funcionam as fontes alternativas de energia?