EQST

Quais So Os Principais Autores E Obras Do Barroco?

Quais so os principais autores e obras do Barroco? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais são os principais autores e obras do Barroco?

Principais autores e obras do Barroco no Brasil
  1. Bento Teixeira (1561-1618) ...
  2. Gregório de Matos (1633-1696) ...
  3. Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711) ...
  4. Frei Vicente de Salvador (1564-1636) ...
  5. Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)
3 de set. de 2020

Quem são os principais autores do Barroco brasileiro?

Gregório de Matos No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões. No entanto, Prosopopeia, de Bento Teixeira (1561-1600), é considerada a obra inaugural do barroco no país.

O que é o movimento Barroco no Brasil?

O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.

Qual o dilema do Barroco?

Teocentrismo x Antropocentrismo O rebuscamento da arte barroca acaba refletindo no dilema que o homem do século XVII vivia. Não se sabia ao certo o que mais desejava o fundo de sua alma, se eram os prazeres da vida ou se conservar “santo” para a Vida Eterna.

Que tipo de arte foi o barroco no Brasil?

Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.

Que tipo de poema se destaca dentro do movimento barroco?

Valorização dos detalhes; Linguagem rebuscada, dramática e exagerada; Uso de figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole e metáforas; Cultismo ou Gongorismo (jogo de palavras);

O que é o dualismo barroco?

Dualismo: O Barroco é a arte do conflito, do contraste. Reflete a intensificação do bifrontismo (o homem dividido entre a herança religiosa e mística medieval e o espírito humanista, racionalista do Renascimento). ... O autor barroco tem a consciência do caráter efêmero da existência.