Os primeiros torneios remontam ao século 19, tendo ocorrido na Austrália, em 1858, no Campeonato Mundial de 440 jardas. Em 1869, a Inglaterra realizou o 1º Campeonato Nacional e, finalmente, em 1877, os Estados Unidos adotaram a forma de competições organizadas, inicialmente, pelo New York Athletic Club.
Levando em conta o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, oficialmente existem quatro tipos de nados nas provas do esporte: livre, costas, peito e borboleta.
As provas podem ser individuais e de revezamento. Nas provas individuais, o atleta pode disputar em diferentes estilos (costas, peito, borboleta, livre e medley) e em percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.
crawl
nado de peito
O nado borboleta é considerado por muitos nadadores como o segundo mais veloz (atrás somente do nado crawl), e mais complexo entre todos os estilos. Resulta da execução de movimentos simétricos entre os membros, sendo também realizado em decúbito ventral.
No estilo crawl, os braços do nadador realizam uma especie de s alongado. ... Nesse estilo, os braços respondem por 75% da propulsão e as pernas por 25% em média. Os braços são responsáveis pela velocidade. Na fase de propulsão, debaixo da água o braço faz um movimento parecido com um ponto de interrogação “?” ou um “S”.
O nado crawl é o resultado de uma longa busca de um nado que diminuísse a resistência da água e aumentasse a velocidade do homem.
Nado Crawl O nadador se movimenta com o abdome voltado para a água: a ação das pernas se faz em movimentos curtos e alternados, no plano vertical à superfície. O movimento dos braços também é alternado, de tal forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro termine de fazê-lo.
Se você for iniciante, respire a cada dois movimentos de braço, isto é, sempre do mesmo lado. Por fim, o batimento das pernas. Durante o nado, bata as pernas para manter o corpo na superfície d'água na horizontal o máximo possível.
Para isso, apóie os pés no fundo da piscina; estique os braços na direção horizontal do nível da água e baixe sua cabeça, colocando o rosto na água. Gire a cabeça lateralmente, respire, volte o rosto para a água e solte o ar. Tente evitar inspirar pelo nariz, que pode estar rodeado de água.
Alguma exercícios educativos ajudam a melhorar a respiração no nado crawl, como por exemplo, tentar fazer uma sequência de respirações, mesmo estando parado na piscina. Apenas repetindo a ação de rotação do pescoço para o lado oposto ao braço que está saindo d'água, ganha-se mais precisão na respiração.
Na corrida, normalmente, a respiração é feita da seguinte forma: inspira-se pelo nariz e expira-se pela boca. E é aí que está a confusão. Na natação o processo é inverso. Inspira-se pela boca e expira-se pelo nariz.
Princípio básico de como respirar corretamente na natação Na natação, você pode usar tanto a boca quanto o nariz. No entanto, a técnica de inspirar pela boca e expirar pelo nariz garante melhor rendimento pelo fato de possibilitar que você consiga absorver maior quantidade de ar.
Controle a inspiração e expiração Ao contrário do que fazemos habitualmente, a melhor forma de respirar ao nadar é inspirando pela boca e expirando pelo nariz. Para isso, levanta-se a cabeça para fora da água para inspirar o ar e expira-se durante a submersão.
Coloque seus pés no chão e respira como no nado peito durante um minuto. No nado crawl, a inspiração é feita com a cabeça virada de lado. Na mesma posição, faça o exercício de respirara como no nado crawl. Lembre-se de inspirar pela boca e expirar pelo nariz.
O tempo médio para se aprender a nadar pode variar de um mês a um ano. Ter confiança no professor também é um fator importante, mas a condição ideal para que essa proximidade se consolide é a escolha de uma boa academia.
Significado de Nadando Nadando vem do verbo nadar. O mesmo que: boiando, flutuando.
As fases que se deve dominar antes de iniciar a aprendizagem dos nados são: os primeiros contatos com a água, a respiração, a flutuação, a propulsão e a entrada na água. Após a aprendizagem destas fases é que serão introduzidos os nados propriamente ditos.
Se neste momento a criança for estimulada e motivada, ela passa pelas outras 4 fases do ensino da natação que são: Iniciação, aperfeiçoamento I, aperfeiçoamento II e Treinamento / Condicionamento, com uma ampla gama de habilidades, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.
A adaptação ao meio aquático, inicia-se logo quando o aluno avista a piscina. A primeira fase de adaptação, é uma fase de descoberta, ou seja, uma aproximação ao novo meio. O aluno só entrará na piscina quando se sentir seguro, para isso tem que estudar o novo meio a que é proposto.
SW 9.
Nas disputas de medley individual, o atleta nada os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e livre. Nas provas de revezamento medley, os atletas nadam os quatro estilos na seguinte ordem: costas, peito, borboleta e livre.
O revezamento 4x100 metros medley misto é uma das três provas novas incluída no programa olímpico da natação em Tóquio. A prova se junta aos 800 metros nado livre masculino e 1500 metros nado livre feminino para as 35 provas do programa completo. O Brasil ainda não está classificado para a disputa olímpica.