Congo capixaba é um gênero musical brasileiro, típico das regiões litorâneas do Espírito Santo. Os principais instrumentos são o tambor de congo, bumbo ou caixa, casaca ou reco-reco, cuíca, chocalho, triângulo e apito (utilizado pelo mestre no início e término das toadas).
O reco-reco é um instrumento musical classificado como um idiofone com som de altura indeterminada.
Há dois tipos básicos de reco-reco. O brasileiro, que é feito de aço, e o de madeira, muito comum em estilos de música latino-americanos como a cumbia e a salsa. Este último é constituído de um gomo de bambu ou uma pequena ripa de madeira com talhos transversais. A raspagem de uma baqueta sobre os talhos produz o som.
O reco-reco é um instrumento de percussão de mão, que provavelmente foi usado pela primeira vez e inventado pelo povo Taino, um grande grupo indígena que vivia em áreas como as Bahamas, Antilhas e Grandes Antilhas, na era pré-colombiana.
Veja também:
Significado de Jazz substantivo masculino [Música] Música norte-americana caracterizada por improvisação, ritmos sincopados, execução em conjunto contrapontístico e feições melódicas especiais, peculiares à interpretação individual de cada tocador. Etimologia (origem da palavra jazz).
A improvisação no jazz é uma das metáforas mais utilizadas em estudos e debates sobre criatividade. É o processo de criar espontaneamente novas melodias ao longo do ciclo contínuo de repetição de mudanças de acorde de uma melodia.
A principal característica do jazz é que não se apega de forma estrutura a uma partitura, baseando-se antes na improvisação e na livre interpretação. Habitualmente, os músicos tocam um tema conhecido dentro de uma certa estrutura harmônica, mais além das liberdades na execução.
Estilos e artistas do Jazz
Guitarra Jazz: uma escala menor harmônica
Tente permanecer com a mão estática durante essas transições para o improviso ficar fluido, sem ficar saltando feito uma gazela procurando os modos jônicos de cada tonalidade. Essa é uma forma de desenvolver um comportamento e uma postura de quem toca jazz.
Na guitarra blues, os acordes mais comuns são os com 7, por exemplo: A7, C7, E7 e daí por diante. Isso acontece porque, na música, os acordes geram sensações, tais como sensação de tensão e relaxamento. E no caso do blues não é diferente, pois os acordes estão sempre gerando algum tipo de tensão.