O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações e descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI. ... Este pioneirismo possibilitou a Portugal conquistar novas terras além-mar (exemplo: Brasil) e fazer uma nova rota marítima rumo às Índias, transformando este país numa grande potência econômica e marítima no século XVI.
Ao longo do século XV, a conquista de vários pontos do litoral africano, de algumas ilhas atlânticas e a ultrapassagem do Cabo da Boa Esperança marcaram a expansão marítima dessa nação. No fim desse mesmo século, esse ciclo de descobertas se encerra com a chegada ao Brasil, oficializada no ano de 1500.
Causas e fatores principais do pioneirismo português: - Criação em Portugal da Escola de Sagres. ... - Investimentos da burguesia portuguesa na navegação marítima, pois esta tinha interesses comerciais, principalmente voltados para o negócio lucrativo das especiarias. - Ausência de conflitos internos e externos.
O pioneirismo de Portugal explica-se por uma série de fatores:
Portugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima. Os motivos são diversos como: posição geográfica privilegiada; uma situação de paz interna e da presença de uma forte burguesia mercantil; ascensão do rei D. João I de Avis, com apoio da burguesia [Revolução de Avis - 1385]; incentivo do príncipe D.
c) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal. d) A Espanha retardou a sua participação na Expansão Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo de unificação política.
Significado de Pioneirismo substantivo masculino Particularidade ou caráter do que ou de quem é pioneiro. Etimologia (origem da palavra pioneirismo). Pioneir/o/ + ismo.
Pioneiro é a palavra usada para descrever alguém que é o primeiro a abrir caminho através de uma região mal conhecida. Também pode ser um termo que designa um precursor, um desbravador ou descobridor. Também pode ser aquele que prepara os resultados futuros ou explorador de sertões.
Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas.
Resposta: Os países pioneiros das Grandes Navegações foram Portugal e Espanha, pois estiveram entre os primeiros estados modernos europeus, onde houve o surgimento e fortalecimento da burguesia e do comércio.
Como mencionado neste artigo, Portugal tinha condições que outros países da Europa, como a Espanha, não possuíam. Os portugueses foram os grandes pioneiros das Grandes Navegações, mas foram os espanhóis quem enviaram a primeira expedição para a América nesse contexto.
A Rota Marítima das Especiarias ligava o comércio da época, onde as especiarias do Oriente atravessavam via terrestre a Índia, Pérsia e Arábia até chegar ao mar mediterrâneo. Também era possível a travessia das especiarias pelo Oceano índico até chegar ao Egito para posteriormente ir ao Mar Mediterrâneo.
As conquistas marítimas espanholas: - Em 12 de outubro de 1492 , a expedição marítima comandada por Cristovão Colombo chega à América. -Em 1499 , a expedição comandada pelo navegador espanhol Alonso alcançou o foz do rio Orinoco e chegou a ilha de Margueritta (atual Venezuela).
Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar às Índias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico. Os espanhóis financiaram a expedição de Cristóvão Colombo que, em 12 de outubro de 1492, chegou à ilha de Guanaani, acreditando ter encontrado as Índias.
Objetivos das Grandes Navegações Expansão territorial e fundação de colônias; Estabelecer rotas comerciais marítimas; Encontrar fontes de recursos naturais, principalmente ouro e prata; Lucrar com o comércio de escravos (século XVI em diante).
Resposta. Buscavam especiarias. Eram produtos orientais, como o cravo-da-índia, noz-moscada, a pimenta-do-reino, o açúcar, a canela, o anis-estrelado, o gengibre, o coentro, a mostarda e o açafrão, vendidos na Europa com uma margem de lucro considerável.
Resposta: Os portugueses tinham interesses nas riquezas como:ouro,prata e metais preciosos. O interesse de Portugual na Índia era rocurar especiarias como: temperos, tecidos,joias.
1488: Dias ultrapassa o Cabo da Boa Esperança. 1498: Vasco da Gama descobre o caminho para as Índias avistando Calicute (oeste da Índia) 1500: Cabral toma posse do Brasil.
O principal objetivo das explorações marítimas no século XV foi o de descobrir uma nova rota de exploração em busca de especiarias nas Índias e novas terras, pois a rota terrestre no qual os portugueses e espanhóis utilizavam estava ocupada pelos turcos do lado de Constantinopla e a rota pelo mar mediterrâneo pelos ...
Resposta: A rota que dava a volta a África, passando em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, passava no Estreito da Boa Esperança, depois passava em Sofala e Moçambique, ia até Melinde e daí cruzava o Oceano Índico até Calecute ou Goa.