Em casos de atraso menstrual superior a uma semana, deve-se considerar a possibilidade de ocorrência de gravidez. Antecipação da menstruação também pode ocorrer. Outras reações adversas muito comuns: náusea, fadiga, dor abdominal inferior, cefaléia e tontura.
O Levonorgestrel é um medicamento indicado para prevenção da gravidez após uma relação sexual sem proteção de outro método contraceptivo ou em que haja suspeita de que os métodos utilizados tenham falhado.
(masculino ou feminino). 1ª opção – Utilizar 1 comprimido de 1,5mg via oral ou 2 comprimidos de 0,75mg de uma só vez, num período de até 5 dias após a relação sexual. 2ª opção – Utilizar 1 comprimido de 0,75mg via oral de 12/12 horas, num período de até 5 dias após a relação sexual.
“O ideal é utilizá-la uma vez por ano. Ela é menos segura que a pílula normal e ingeri-la direto aumenta o risco de gravidez e de confusão no ciclo menstrual.
Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%. O medicamento é vendido em dose única e em dois comprimidos. Solicitamos que a mulher tome um comprimido e espere 12 horas para tomar o outro. Entretanto, para não haver esquecimento, ela pode tomar os dois de uma vez também.
A pílula é de emergência apenas. Em 1 mês duas emergências são um dado preocupante. Não use como se fosse um método anticoncepcional, não é. A carga hormonal é enorme, a chance de não fazer o efeito que espera também pelo mal uso.
Por meio de uma carga extra de hormônios, ela retarda a ovulação, impede a fecundação e, caso o encontro com o espermatozóide já tenha ocorrido, não deixa o óvulo se fixar no útero. Assim, a pílula evita uma gravidez indesejada.
O medicamento Hora H uno® deve ser utilizado em dose única. Caso haja esquecimento da dose em até 72 horas da relação sexual desprotegida, administrar assim que lembrar. Caso já tenha se passado mais de 72 horas da relação sexual desprotegida, a eficácia do método reduz significativamente, e seu uso não é indicado.
Aumento de peso; icterícia (ficar com pele, urina e olhos amarelados); Elevação da pressão arterial, do colesterol,do açúcar do sangue; Gravidez fora do útero.
A ação do levonorgestrel - um tipo de progesterona - pode inibir ou retardar a ovulação. Ou seja, ele é capaz de dificultar a passagem do óvulo ou do espermatozóide, além de provocar alterações no endométrio, bloqueando a implantação do óvulo.
O levonorgestrel é uma progesterona sintética, que atua como método contraceptivo de emergência por três mecanismos:Inibe a ovulação, impede a fertilização do óvulo pelo espermatozoide, impede que o óvulo fecundado se aloje no útero.
Possíveis efeitos colaterais Dor de cabeça; Inchaço; Dor nas mamas; Irregularidade menstrual: a menstruação será adiantada quando se toma a PDS, sendo possível que, em alguns casos, a menstruação atrase ou o fluxo seja mais intenso.
Mas ela tem até três dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%, e vai diminuindo conforme os três dias passam. O medicamento é vendido em dose única e em dois comprimidos.
A maioria das pílulas disponíveis no mercado devem ser tomadas no máximo até 72 horas (3 dias) depois da relação desprotegida. Em alguns casos pode funcionar até 5 dias após. Na verdade, quanto mais cedo, melhor. Nas primeiras 24 horas, a eficácia chega perto de 90%.