As ações da testosterona e dos andrógenos correlatos podem ser divididas em duas categorias principais: efeitos androgênicos, relacionados especificamente com a função reprodutora e com as características sexuais secundárias, e efeitos anabólicos, que dizem respeito, de maneira geral, à estimulação do crescimento e ...
Porque acontecem estes efeitos colaterais?
No caso do gel de testosterona (Androgel) o efeito começa após 1h de aplicação mas se estabiliza após 2 dias de uso. Se for utilizado o undecilado de testosterona (Nebido ou Hormus) a ação ocorrem a partir do primeiro dia com concentrações máximas em 7 a 14 dias. Até mais!
Testosterona é o principal hormônio sexual masculino. É responsável por regular a fertilidade, a massa muscular, a distribuição de gordura e a produção de glóbulos vermelhos.
Foram relatados casos de aumento incontrolável de libido e de freqüência de ereção, além de seborréia, acne, ganho de peso por efeito anabolizante na massa muscular e retenção de fluido, ginecomastia, alopécia, aumento de pêlos no corpo, mudança de timbre de voz.
Nas pessoas do sexo feminino, o hormônio é produzido nos ovários e nas glândulas suprarrenais, tendo entre suas funções auxiliar o processo de reprodução. — Ela é importante no meio ciclo menstrual, o período da ovulação, porque a testosterona aumenta a libido, fazendo a mulher sentir mais desejo pela relação sexual.
A mulher pode desconfiar que há aumento nos níveis de testosterona circulantes no sangue quando começa a apresentar sintomas tipicamente masculinos, como presença de pelos no rosto, alteração no ciclo menstrual, diminuição das mamas e voz mais grave, por exemplo.
O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.
É considerado 2-3 vezes mais potente do que a testosterona. O DHT liga-se a receptores específicos. Está relacionado a formação dos órgãos genitais masculinos, próstata e sintomas envolvidos na virilização, como aumento de pêlos, desejo sexual e, no couro cabeludo, queda de cabelo do tipo que é ligado a genética.
A dutasterida é outro medicamento indicado como diminuidor dos níveis de DHT, por meio da redução da enzima 5-alfa-redutase tipo I e tipo II. Esse inibidor tem ação superior à finasterida, podendo reduzir os níveis de DHT em até 90%, segundo alguns estudos.
O DHT é biologicamente importante para a diferenciação sexual dos genitais masculinos durante a embriogênese, a maturação do pênis e o escroto na puberdade, o crescimento do cabelo facial, corporal e púbico, a produção de sebo e o desenvolvimento/manutenção da próstata.
A dihidrotestosterona (DHT) provém da transformação periférica da testosterona no homem e da androstenediona na mulher, pela ação da enzima 5-alfa-redutase. Pequenas quantidades são secretadas pelos testículos.
O exame DHT na mulher é necessário para indentificar a alopecia androgenetica ou qual seria? O diagnóstico da Alopecia androgenética feminina ou também chamada calvície feminina é realizado basicamente pela história e exame clínico, que inclui a tricoscopia.
Homens e mulheres apresentam este quadro, mas o DHT geralmente é um hormônio que atua mais no organismo masculino. O padrão mais comum na calvície feminina é a perda difusa dos cabelos e geralmente os fios ficam mais ralos no topo dos cabelos e vão se repartindo e mostrando cada vez mais a pele na parte de baixo.
DHT – Dihidrotestosterona - R$48,60 à vista - Labi Exames.
O seu corpo converte de forma natural em média 5% da testosterona em DHT utilizando a enzima 5-alfa redutase....3 alimentos que podem combater a queda de cabelo
DHT é a sigla para Dihidrotestosterona, um hormônio responsável pela produção da barba, pelos no tórax e dorso. Além disso, é responsável por estimular a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.
Hormônios andrógenos como testosterona, DHEA, são os hormônios principais que ditam crescimento de cabelo. Em mulheres, os ovários e supra-renais, são responsáveis por produzir estes hormônios do colesterol.
Existem variadas técnicas que prometem recuperar os fios de quem é acometido pela queda de cabelo. Shampoos, loções, receitas caseiras, entre outras técnicas afirmam que são capazes de retomar o crescimento dos fios. Entretanto, o único método altamente eficaz e garantido para fazer nascer cabelo é o implante capilar.
A planta jaborandi é riquíssima em uma substância chamada pilocarpina, a qual é responsável por estimular o crescimento dos fios e evitar sua queda. Para o tratamento dos fios, pode ser usado o chá de jaborandi e o extrato glicólico de jaborandi.
– Mulheres
Remédios caseiros para o cabelo crescer
Crescer os cabelos: Aplicar o óleo diretamente na raiz do cabelo e massagear. Deixar por algumas horas (no máximo 12) e depois lavar os cabelos normalmente. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.