Portanto, Durkheim, classificou as sociedades através da solidariedade, que possui dois tipos: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. A solidariedade mecânica em uma sociedade vai além da soma dos indivíduos (suas consciências individuais), ela se constitui na consciência coletiva.
Assim, podemos afirmar que a solidariedade social para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas. ... Segundo Durkheim, a solidariedade do tipo mecânica depende da extensão da vida social que a consciência coletiva (ou comum) alcança.
De acordo com os postulados de Durkheim, é CORRETO dizer que o conceito de “anomia” indica a) a necessidade de todos demonstrarem solidariedade com os mais necessitados.
O que é ser solidário?...Abrindo espaços de discussão
O que é solidariedade e qual a importância dela Solidariedade é a ação de ser bondoso com o próximo, assumindo uma função de colaborador. Portanto, ser solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade. Dessa forma, a solidariedade é legítima, sem qualquer tipo de discriminação.
Algumas ideias que podem ser aproveitadas são:
Como podemos praticar a solidariedade na escola? Para construir uma educação mais solidária é preciso haver uma transformação na forma de pensar e agir de todos, distanciando-se da ideia de competição e interesse sobre os outros.
5 maneiras de ensinar solidariedade para crianças
A solidariedade é um valor que pode ser definido como a tomada de consciência das necessidades dos outros e o desejo de contribuir e colaborar para a sua satisfação. Trata-se de um valor que se deve incentivar tanto na família como na escola, assim como em outros âmbitos.
Um dos pressupostos para a prática da solidariedade é o cuidado de si mesmo. Isso exige aprendizagem diária e a escola pode, por meio de um conjunto de atividades acadêmicas e cívicas, levar seus alunos a isso.
A importância da solidariedade Ser solidário é, também, ser amigo e empático, permitindo-se sentir a dor do outro para, em seguida, buscar ajudá-lo de alguma maneira.