Os benefícios da reciclagem
1,28%
Dentre os materiais possíveis de reciclagem encontrados nos resíduos sólidos urbanos se destacam o papel, o vidro, os plásticos e o metal, principalmente o alumínio que representa o maior percentual de reciclagem no país: cerca de 97,9% deste resíduo é reciclado, mantendo a liderança mundial nas atividades de ...
latas de alumínio
Para cada quilo de alumínio reciclado, evita-se a extração de cinco quilos de bauxita (minério que gera o alumínio, retirado das reservas naturais brasileiras). Além disso, o processo de reciclagem libera apenas 5% das emissões de gás de efeito estufa, quando comparado com a produção de alumínio primário.
Reciclagem de Papel/Papelão
No total, segundo dados da WWF Brasil, foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico em 2019, mas apenas 145 mil são recicladas em território nacional, ou seja, 1,3%. Com isso, o país se encontra muito abaixo da média global de reciclagem plástica – que é de 9%.
capital paulista
No Brasil, apenas 37% do papel produzido vai para a reciclagem, sendo que 80% é destinado para a confecção de embalagens, 18% para papéis sanitários e somente 2% para impressão.
Considerando o consumo per capita de papel no Brasil, de cerca de 50 quilos por ano – o equivalente a 10.
No mercado, o quilo do lixo reciclável varia de R$ 0,12, no caso do papel, até R$ 3,20, no caso das latinhas.
72% do volume de papel ondulado consumido no Brasil é reciclado, um dos materiais que mais se recicla no país. As caixas feitas em papel ondulado são responsáveis pela utilização de 80% das aparas recicladas.
Isopor
Papel é feito de celulose, extraída de árvores. Ao contrário do que muita gente pensa, toda celulose produzida no Brasil vem de árvores plantadas e nada vem de matas nativas. Trata-se, portanto, de matéria-prima renovável que não esgota recursos naturais. As árvores plantadas contribuem para a redução do efeito estufa.
As aparas de papel são sobras dos cortes de acabamento de papel e filmes plásticos, incluindo papéis que já foram usados.
Significado de Apara substantivo feminino Fragmento de um objeto que se apara ou desbasta; resíduo, limalha, sobra, resto: as aparas de um lápis apontado. Sobra de papel aparado ou cortado em suas margens, geralmente com guilhotina.
Sessão solene homenageia aparistas de papel O aparista é o empresário responsável pela compra de aparas de papel dos pequenos comerciantes, dos sucateiros, das associações, das pequenas empresas, sobras de produção gráfica, de bancos, de supermercados e escolas para revenda aos fabricantes para reciclagem.
9 dicas para reduzir o consumo de papel
Importância. A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. ... Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas.
O vidro recebe uma lavagem (retirar sujidades) e em seguida passa por um processo de trituração. Os cacos são então aquecidos e fundidos a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo, garrafas, copos, etc., podem ser moldados e utilizados novamente. É uma verdadeira economia de energia e matéria-prima.
10 melhores maneiras de reciclar no escritório ou em casa