As figuras que precisam do espaço tridimensional para serem construídas são chamadas de tridimensionais ou espaciais. São exemplos de figuras espaciais: pirâmide, prisma, cubo, esfera, cilindro etc.
As que rolam são: a esfera, o cone e o cilindro. Pois elas tem a base circular que fazem rolar já as outras figuras geometricos tem a base quadrangular.
As formas tridimensionais são aquelas que têm três dimensões - comprimento, largura e altura. Elas se distinguem das formas bidimensionais. Cubos, pirâmides, paralelepípedos, cones, cilindros, esferas são formas tridimensionais, enquanto quadrados, triângulos, retângulos, círculos são formas bidimensionais.
Na geometria, um tetraedro, também conhecido como uma pirâmide triangular, é um poliedro composto por quatro faces triangulares, três delas encontrando-se em cada vértice.
Uma representação bidimensional é algo que existe em um plano ou 2 dimensões (ex.: x e y ou altura e largura).
Uma figura é chamada de plana quando são necessárias apenas duas dimensões para defini-la. Como essa figura pode ser definida em um plano – que é o espaço onde figuras bidimensionais são definidas –, ela passa a ser chamada de figura plana.