No experimento realizado no laboratório, utilizamos o paquímetro universal. Esse instrumento é constituído, basicamente, pelas seguintes peças: uma régua graduada na parte superior em polegadas e na inferior em milímetros.
Normalmente, essa graduação equivale a 0,5 mm ou 1”/32.As réguas graduadas apresentam-se nas dimensões de 150, 200, 250, 300, 500,600, 1000, 1500, 2000 e 3000 mm. As mais usadas na oficina são as de 150 mm (6") e 300 mm (12").
1 polegada = 2,54 cm. Já 12 polegadas = 1 pé (30,48 cm).
Conversão de polegadas para centímetro. Sabendo o tamanho do corpo da trena podemos fazer a medição interna corretamente. É só colocar a trena dentro da peça e puxar a fita de medida até outra extremidade da peça, em seguida some o valor marcado na fita de medição com o valor do corpo da trena.
#2 – Como Medir. O uso da trena é bem simples e intuitivo. Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade.
As marcas entre cada polegada vêm em quatro tamanhos diferentes. A maior, que fica centralizada, representa 1/2 polegada. A segunda maior, das quais existem duas, representam 1/4 de polegada e 3/4 de polegada. A terceira maior, das quais existem quatro, representam 1/8, 3/8, 5/8 e 7/8 de polegada.
Medindo o Comprimento Geralmente o comprimento de um parafuso é medido de sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Entretanto, para parafusos em que a cabeça ficará para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Medir o Comprimento: Normalmente o comprimento de um parafuso é medido da sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Porém, para parafusos em que a cabeça irá ficar para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Uma forma mais simples (mas não tão confiável) de identificar a rosca é utilizando uma escala (régua) com medidas métricas e polegadas. Se você acha que é métrica, meça cerca de 10 filetes e depois divida o resultado por 10 - assim você encontrará o passo de rosca.
A lâmina que se encaixar vai indicar-lhe o passo da rosca ou o número de fios por polegada. Vimos que, no lugar do pente de rosca, você pode usar uma escala e medir, por exemplo, 10 filetes da rosca. Você divide a medida encontrada por 10 para encontrar o passo da rosca.
Como podemos verificar na imagem, para medir o passo (P), é preciso posicionar as hastes do paquímetro do início de um filete até o início do próximo. Nesse processo, você estará medindo um filete e um vão, e é essa medida que compreende o passo do fuso.
Fórmula: d1 = d - 1,2268 · P Exemplo - Calcular a altura do filete de um parafuso (he) com rosca mØtrica triangular fina com diâmetro maior de 8 mm e passo de 1 mm. Fórmula: he = 0,61343 · P Substituindo os valores: he = 0,61343 · 1 he = 0,61 mm Portanto, a altura do filete Ø de 0,61 mm.
Como medir: Após colocar a peça na parte correta do paquímetro é observar onde o 0 (zero) da parte móvel (nônio) está e com qual número da parte fixa ele está coincidindo, isto indicará o primeiro número da medida.
Como utilizar o calibrador de rosca
Os pentes de rosca Starrett estão entre os mais úteis instrumentos da caixa de ferramentas de todo mecânico. Determinam rapidamente o passo das diversas roscas. ... Os pentes de rosca Starrett são fornecidos em uma larga faixa de bitolas, com diferentes quantidades de lâminas em várias faixas de passos.
CALIBRADOR TAMPÃO DE ROSCA CÔNICO NPT – ANSI/ASME B1. 20.
As roscas podem ser produzidas em dois sistemas, conhecidos como métrico e polegada, sendo diferenciadas em roscas finas e roscas grossas.
A rosca BSP, por exemplo, no que se refere à anatomia, ao contrário da NPT, é paralela e pode ser rosqueada até o final da área desenvolvida durante sua fabricação. Em contrapartida, a rosca NPT, também chamada rosca cônica, é mais usada em conexões de tubulações de água, gás etc.
Temos os seguintes perfis das roscas:
No sistema americano, a rosca normal é caracterizada pela sigla NC (national coarse) e a rosca fina pela sigla NF (national fine).
UNC: rosca grossa, é recomendada para uso geral em engenharia. ... "Exemplo: designação de uma rosca interna de ¼" de diâmetro nominal, 20 fios por polegada, "unified" e com qualidade 2.
As roscas métricas são identificadas pelo passo, ou seja, a distância entre um filete e outro, já as roscas polegadas são mensuradas em fios por polegadas, isto é, quantos filetes de rosca cabem em uma polegada (25,40 mm).
A rosca mais comum entre todos os parafusos, é sempre aplicado com porca ou em uma contra-peça com rosca, afim de unir duas ou mais peças, podendo ser desmontada com facilidade. Todas as porcas são fabricadas com rosca máquina.