Defesa Pessoal é o conjunto de movimentos de defesa e ataque, abstraídos de um ou mais estilos de Artes Marciais, que objetivam promover a defesa pessoal própria ou de terceiros, conjugando, ao máximo, as potencialidades físicas, cognitivas e emocionais do agente.
A melhor defesa pessoal se baseia na prevenção, evitando chegar a condição de vítima através do conhecimento dos riscos e adoção de procedimentos de segurança pessoal que dificultem uma ação violenta por parte do agressor. Existem diversas modalidades de artes marciais que dizem ensinar defesa pessoal.
Com o conhecimento da defesa pessoal não é somente a qualidade do serviço que melhora , mas também a saúde mental e física dos profissionais. Do mesmo modo, os profissionais também obtém uma melhora significativa no condicionamento físico , adquirem mais autocontrole e inúmeros benefícios para a saúde no geral.
Significado de Defesa substantivo feminino Ação ou efeito de defender, de proteger: tomar a defesa do mais fraco. Resistência a um ataque; guarda: o exército se mantém na defesa. Aquilo que serve para proteger, usado como estrutura de proteção: arma de defesa.
Significa proibido, vedado. Por exemplo, prevê o artigo 13, do Código Civil, que "salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes" (grifo nosso).
No Brasil, o período de defeso é estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele ocorre de novembro a fevereiro, conforme o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conepe). Foi criado em 1967 através do Código de Pesca.
O defeso é uma paralisação temporária da pesca que serve para preservação das espécies. Normalmente, é fixado um período anual com a intenção de proteção do recrutamento de juvenis ao estoque adulto ou à época de reprodução.
1º de novembro 2020
Período de reprodução natural dos peixes segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Polícia Militar Ambiental fiscalizará vários locais na região de Presidente Prudente nessa época. Tem início neste domingo (1º) e segue até o dia 28 de fevereiro, o período de piracema 2020/2021.
Período da piracema começa neste domingo e vai até fevereiro A determinação deve ser cumprida até 28 de fevereiro de 2021. São protegidas todas as espécies nativas do Estado, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. É durante esse período que a maioria delas se reproduz.
Como o período de chuvas varia em cada região, não há como determinar com exatidão um período de ocorrência de piracema em todo o território nacional, entretanto, em grande parte do país o período inicia-se em novembro e estende-se até o fim do mês de fevereiro do ano seguinte.
quando eles se deslocam até suas nascentes para desovar. A piracema no estado de SP vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro, Veja abaixo as restrições para a prática da pesca.
No período da Piracema, entre 1º de novembro de 2019 e 28 de fevereiro de 2020, as equipes da Subsecretaria de Fiscalização Ambiental da Semad e da Polícia Militar de Meio Ambiente realizaram cerca de 900 abordagens a pescadores, comércio de pescado e petrechos de pesca e ranchos de pesca em todo o estado, As ações ...
Você deve estar se perguntando por que a pesca é proibida no período da Piracema. A resposta é simples. Se os peixes tiverem dificuldades para se reproduzir, muitas espécies podem ser extintas e você não terá nada para pescar. Além disso a extinção de qualquer espécie é um risco para o equilíbrio ambiental da região.
A piracema, chamada também de defeso, é o período em que os peixes buscam o local ideal para acasalar. Durante esse tempo, a legislação estipula algumas regras para a pescaria, evitando que haja interferência humana na reprodução dos animais....As espécies proibidas de pesca são:
Durante a piracema, a pesca fica restringida em algumas situações. “Fica proibida a captura o transporte e o armazenamento de todas as espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia; tanto para o pescador profissional quanto o amador.
Além do tucunaré, o pescador pode capturar outras espécies de peixes consideradas exóticas em alguns locais como a tilápia, corvina, carpa, bagre-africano e híbridos (cruzamento de indivíduos de espécies diferentes).
Em Minas Gerais, a piracema começou ontem (1/11) e se estende até 28 de fevereiro. Durante esse tempo, está vetada a pesca de peixes nativos e só podem ser capturadas as seguintes espécies: piranha, tilápia, carpa e tucunaré, que são as mais comuns na região.
Durante o período da Piracema os equipamentos permitidos para pesca em algumas regiões são: vara de pesca, linha de pesca de mão com anzol, caniço simples, carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais.
Só estão permitidas iscas artificiais e minhocas. Não podem ser usadas iscas naturais com peixes, caranguejos e camarões. Vivos ou mortos. Para evitar a pescaria para estoque antes da piracema, desde agosto a Polícia Ambiental intensificou a fiscalização.