Corrida de meio-fundo são modalidades do atletismo que correspondem, respectivamente, às distâncias de 800 a 3.
As provas de velocidade são as corridas de curta distância, até aos 400 metros, enquanto as de meio-fundo são as de 800 e 1500 metros e as corridas de fundo são as de 3000 metros obstáculos até à Maratona. As provas de meio-fundo e fundo são os 800, 1500, 3000 obstáculos, 5000, 10000 metros e Maratona.
Corridas de fundo: longa distância, 5000 metros, 10 000, meia maratona e maratona.
São consideradas provas de meio-fundo e fundo as provas, EXCETO:
Parte das competições de atletismo é composta por modalidades de arremesso. São elas: arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do martelo e lançamento do dardo.
As provas de salto dividem-se em: provas de salto vertical e de salto horizontal. As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal abrangem o salto em distância e o salto triplo.
As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos abrangem o arremesso de peso, e lançamentos de martelo, disco e dardo. Esses são realizados dentro de áreas limitadas. Os lançamentos dividem-se em três partes: lançamento do martelo, do disco e do dardo.
Nas provas de pista temos as corridas de velocidade (100m, 200m, 400m, corridas com barreiras e revezamentos 4x100m e 4x400m) e corridas de meio-fundo e fundo (800m, 1500m, 3000 com obstáculos, 5000m e 10000m) além da marcha atlética e Maratona (que ocorre predominantemente nas ruas).
Provas do atletismo São de três tipos. As corridas rasas podem ser de curta distância ou velocidade (100m, 200m e 400m), de médio-fundo (800m e 1500m) e de longa distância ou fundo (5000m e 10000m).
As corridas de curta distância são chamadas de corridas de velocidade ou de tiro rápido. Elas podem cobrir 100, 200 ou 400 metros. Os atletas que participam dessas provas são chamados de velocistas e precisam largar com rapidez. Eles correm na sua velocidade máxima o tempo todo.
As provas de velocidade são aquelas em que os atletas devem percorrer até 400 metros; as de meio fundo têm trajetória entre 800 e 1500 metros; e as de fundo vão de 3.
No atletismo, as corridas dividem-se em: de curta distância ou de velocidade (100 m, 200 m e 400 m); de meio-fundo (800 m e 1.
As corridas de velocidade incluem distâncias curtas (100m, 200m ou 400m) e o objectivo de todas elas é, partindo de uma posição agachada nos blocos de partida, percorrer a distância definida o mais rapidamente possível.
A corrida de velocidade existe desde os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, um festival da Grécia Antiga que se realizava a cada 4 anos no santuário de Olímpia. Sob o conceito de corrida de velocidade juntam-se diversas provas de atletismo que levam os atletas a tentar correr o mais rápido que podem.
A corrida tem sua origem na pré-história, quando os homens eram obrigados a caçar ou fugir de predadores. Os primeiros relatos de corridas de rua vêm da Inglaterra, no século XVIII. Em seguida, a atividade expandiu-se para outros países da Europa e para os Estados Unidos.
Este jogo tradicional era muito popular entre a comunidade portuguesa que vivia em Macau. Para a corrida do saco eram necessários sacos, nos quais os participantes se enfiavam e que seguravam com ambas as mãos. A primeira pessoa a chegar á meta aos pulos dentro do saco era o vencedor.
A força muscular absoluta parece ter um papel mais relevante na fase inicial da corrida (tempo de contato do pé com o solo é de aproximadamente 400milésimos/s), anteriormente a fase em que o atleta desenvolve a maior velocidade possível (quando o tempo de contato reduz para cerca de 100milésimos/s).
Para determinar a velocidade de deslocamento, pode ser feito através do comprimento da passada (a distância de cada passada) e da frequência da passada (a quantidade de passadas praticadas num determinado tempo).
Os fatores que podem influenciar na eficiência da corrida são: fatores genéticos, capacidade de utilização dos músculos, vantagens mecânicas anatômicas e habilidades no movimento (Daniels et al, 1984).
Resposta