Existem uma variedade de figuras geométricas planas, como: triângulo, losango, retângulo, quadrado, círculo, trapézio, dentre outros.
O trabalho com noções geométricas contribui para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula a criança a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades e vice-versa (BRASIL/PCN, 1997, p.
Em relação às formas, a sugestão é ir além de analisar o formato e nomear formas e propor atividades que instiguem os alunos a observar as características dos objetos, esboçar desenhos, construir sólidos geométricos, faça uso de dobraduras e explore ângulos.
O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 1º ao 5º ano está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades. Uma base consolidada objetiva uma maior facilidade nos conteúdos do 6º ao 9º ano.
Uma estranha construção feita pelos antigos persas para estudar o movimento dos astros. Um compasso antigo. E realizavam operações mentais que depois seriam concretizadas nas figuras geométricas. ...
A Geometria como ciência dedutiva apenas tem início na Grécia Antiga, cerca de sete séculos antes de Cristo, graças aos esforços de muitos notáveis predecessores de Euclides, como Tales de Mileto (640 - 546 a.C.), Pitágoras (580 - 500 a.C.) e Eudoxio (408 - 355 a.C.).
No século III a.C, entretanto, a geometria começou a ser colocada em forma de axioma pelo matemático grego Euclides de Alexandria. A chamada geometria euclidiana, que é aquela que se dá em duas e três dimensões, possui como base os postulados desse matemático.
Também é sabido que entre 2000 e 1600 a.C. os babilônios já conheciam as figuras básicas (o retângulo, o quadrado e o triângulo) e calculavam sua área.
Resposta. Muitos estudos de Matemática e triângulos foram feitos por Pitágoras. Foi ele que nomeou os lados do triângulo retângulo (cateto e hipotenusa).