Explique as formas de organização do Estado moderno: monarquia e republica.
república federativa constitucional presidencialista
Em ciência política, chama-se forma de governo (ou sistema político) o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Cada sociedade é única em muitos aspectos e funciona segundo estruturas de poder e sociais específicas. ...
A Constituição Federal de 1988 traz em seu 1º artigo que a forma de governo adotada pelo Brasil foi a República Federativa, formada pela união que não pode ser desfeita, pelos Estados, Municípios e Distrito Federal. ...
A Política do Brasil funciona sob o modelo de república federativa presidencialista, formada pela União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.
Um regime de governo é, em termos gerais, o modo como um governo comporta-se no poder, podendo ser democrático, autoritário ou totalitário.
Diferenciando forma, sistema e regime político É forma de governo a definição abstrata de um modo de atribuição de poder. ... Assim, a distinção é simples: a forma é a abstração que inspira as normas do sistema e este regula a realidade estatal como regime.
Autoritarismo é uma forma de governo que é caracterizada por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população.
Os regimes políticos democráticos se caracterizam por eleições livres, liberdade de imprensa, respeito aos direitos civis constitucionais, garantias para a oposição e liberdade de organização e expressão do pensamento político.
Nas democracias representativas, o corpo de cidadãos elege representantes que cumprem o papel de legislar ou governar. Nas democracias participativas diretas, é o próprio povo quem toma as decisões políticas, enquanto nas democracias semidiretas, o povo elege representantes e participa da tomada de decisões deles.
Os regimes totalitários estão baseados num Estado centralizador, antidemocrático e autoritário. Esses governos surgiram após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) em diversos países da Europa a partir da crise do capitalismo e do liberalismo.
As características básicas dos regimes totalitaristas eram: Culto ao líder: Os três regimes impunham um forte culto ao líder, e a imagem deles era espalhada por diversos locais, como escolas e instituições públicas, por exemplo. Centralização do poder: O poder ficava concentrado nas mãos do líder ou do partido.