Exemplos de empresas que têm Universidades Corporativas de Sucesso
Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. Também conhecida como Universidade Empresarial, a Universidade Corporativa pode oferecer treinamentos a colaboradores a partir de cursos técnicos ou de graduação a nível superior.
A Universidade Corporativa é um instrumento-chave da estratégia de capacitação dos colaboradores. ... Ainda é possível conceituar a UC como uma entidade educacional vinculada a uma organização, objetivando o aprimoramento dos profissionais ou parceiros estratégicos da empresa.
Passo a passo para implantar a universidade corporativa com sucesso
De forma geral, nesse momento você deve:
A grande diferença entre uma Universidade Corporativa e um programa de T&D é que em uma UC o colaborador não é capacitado apenas para o presente, mas também para o futuro da organização.
As universidades corporativas tem um foco em desenvolver competências enquanto os programas de treinamentos estão focados mais em desenvolvimento habilidades e de conhecimentos mais específicos.
O treinamento, como o próprio nome já nos remete, vem para treinar algo, já a educação corporativa vem para ensinar algo!৮ জানু, ২০১৯
Ou seja, a Educação Corporativa preocupa-se em treinar pessoas para o negócio funcionar. ... Já os treinamentos tradicionais têm um formato amarrado, sem foco nos objetivos estratégicos da empresa e não mensura os resultados dessas ações.
Educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo a promoção, disseminação e manutenção do processo de aprendizagem, a fim de promover o desenvolvimento dos colaboradores e o crescimento da empresa.
Este ensaio aborda a avaliação de ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) em organizações e seu objetivo é oferecer uma visão abrangente dos conceitos da área e dos aspectos individuais, instrucionais e contextuais que, segundo os autores revisados, influenciam a efetividade dos resultados de TD&E.
O treinamento é um programa de formação mais específico, como uma capacitação mais pontual e de curto prazo. Já o desenvolvimento é um processo de longo prazo, que engloba várias estratégias, desde treinamentos, coachings, planos de carreira e etc.
Treinamento e Desenvolvimento: o que é e como criar uma estratégia de sucesso. Treinamento e Desenvolvimento de pessoas são processos de capacitação de curto prazo para atividades do dia a dia e ações educativas de longo prazo visando o desenvolvimento da carreira, respectivamente.
Treinamento é uma ação com foco no presente, a fim de potencializar as características necessárias para o colaborador agora, em suas atividades atuais. Já desenvolvimento implica em ações de médio e longo prazo, preparando o colaborador para assumir desafios futuros alinhado com os objetivos futuros da empresa.
Assim, recomenda-se os seguintes estágios:
CHIAVENATO (2002) define o treinamento como sendo o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada. MILKOVICH e BOUDREAU (2000) relatam o desenvolvimento como o processo de treinamento em longo prazo para aperfeiçoamento das habilidades e aptidões pessoais e profissionais.
resultados como: • aumento da eficácia organizacional; melhoria da imagem da empresa; • melhoria do clima organizacional; • melhor relacionamento empresa x empregados; • facilidade nas mudanças e na inovação; • aumento da eficiência etc.
Primeira Etapa: O Planejamento do treinamento corporativo
Como realizar a avaliação de treinamento? Uma série de aspectos podem ser levados em consideração na hora de avaliar a eficácia dos treinamentos: o uso no dia a dia das informações adquiridas, o retorno em lucro comparado ao valor investido no treinamento, o aumento da qualidade do trabalho após as aulas, etc.
A fórmula para calcular o custo per capita de treinamento é a seguinte: valor total investido em treinamento / total de profissionais participantes x 100.
O principal modo de mensurar a eficiência dos resultados gerados com o treinamento é fazer uma análise de custo-benefício, ou seja, mensurando o ROI (Retorno Sobre Investimento).