“Tem os piores impactos ambientais em termos de emissão de gases de efeito estufa e poluição do ar”, afirma Baitelo, do Greenpeace. As termoelétricas a carvão respondem por mais de 40% da produção mundial de energia; as movidas a gás ocupam o segundo lugar na lista, com cerca de 21%.
Veja as principais vantagens do uso de fontes alternativas de energia: → São consideradas energias limpas (menos poluentes) e inesgotáveis, podendo regenerar-se em pouco tempo na natureza. → Os impactos negativos na natureza são bem menores se comparadas ao uso de fontes não renováveis.
O Brasil possui grande potencial para aproveitamento da energia gerada pelos oceanos. ... Esse tipo de energia demanda uso de tecnologias avançadas, o que representa alto custo na instalação de equipamentos. A força das ondas pode ser utilizada para a produção de eletricidade.
Desvantagens das Energias Renováveis
Diferentemente das fontes tradicionais, as fontes de energia alternativas não causam grandes impactos ao meio ambiente para a produção de sua energia elétrica. ... Energias alternativas são renováveis, ou seja, se reciclam constantemente em nosso planeta, como o sol e vento disponíveis a cada dia.
Entre os principais exemplos de tipos de energias alternativas, estão: a energia solar, eólica, hidráulica (também chamada de hídrica ou hidrelétrica), geotérmica e ondomotriz para obtenção de energia elétrica e, como substitutos de combustíveis fósseis, os biocombustíveis de origem vegetal.
As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, mas também em primárias e secundárias. A primeira divisão refere-se à capacidade de recomposição de uma dada fonte energética, enquanto a segunda está relacionada com a forma pela qual é encontrada e transformada pelo homem.
Fontes Alternativas – Vantagens e desvantagens
Vantagens e desvantagens do uso de fontes de energia
Energia Nuclear
A produção da energia nuclear não ocorre por meio de queimas, o que auxilia na redução de gases poluentes na atmosfera. Esta pode ser considerada uma vantagem, já que, ao optar por esta fonte, seria possível reduzir drasticamente a emissão de gases e poluentes causadores do efeito estufa.
Cite duas vantagens e duas desvantagens da energia nuclear
Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...
O ambientalista refuta a tese de que a energia nuclear é uma fonte limpa, que não emite gases poluentes. ... Segundo Torres, o percurso pelo qual o urânio, minério usado para a geração de energia que abastece as usinas Angra, passa para ser levado ao enriquecimento, representa uma “grande queima de gás carbônico”.
Desvantagens da Energia Solar
b) As desvantagens de utilizar o sol como fonte de energia é quanto ao alto custo de aquisição (a sua instalação e manutenção podem ser bem caras), algumas regiões não tem boa incidência luminosa e essa energia não pode ser aproveitada durante a noite.
Resposta. Resposta: DESVANTAGENS: PRODUÇÃO VARIÁVEL DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS, NÃO PRODUZ ENERGIA DURANTE A NOITE E O ARMAZENAMENTO É POUCO EFICIENTE SE COMPARADO A OUTROS TIPOS DE ENERGIA COMO A HIDROELÉTRICA.
Já dentre as desvantagens da energia geotérmica, podemos citar: a) Eventual afundamento do terreno. Apesar de não desgastar o solo, as centrais geotérmicas podem desgastar as áreas internas da crosta, podendo provocar eventuais abalos na superfície.
Os aspectos positivos desse tipo de energia são: A emissão de gases poluentes (CO2 e SO2) é praticamente nula, não intensificando o efeito de estufa, diferentemente dos combustíveis de origem fóssil. A área necessária para a instalação da usina é pequena. Pode abastecer comunidades isoladas.
Principais desvantagens da energia Biomassa:
Atualmente, cerca de 25 países do planeta utilizam a energia geotérmica, sendo que no Brasil não há um grande potencial para exploração desse tipo de energia, já que ela é explorada em áreas de transição entre as placas tectônicas. Além disso, não há tanto incentivo para seu uso.
A Energia Geotérmica (ou Energia Geotermal) é um tipo de energia renovável obtida através do calor proveniente do interior do planeta terra. ... De tal modo, esse tipo de recurso energético é obtido por meio das rochas quentes, (secas e úmidas) e o vapor quente provenientes do interior da Terra.
De acordo com a Associação Geotérmica Internacional (IGA, sigla em inglês), existem 25 países que possuem plantas de geração de energia elétrica geotérmica no mundo. Entre estes o que tem maior capacidade de produção são os EUA, com 2020 MW, cerca de 28% a menos do que em 1995.
Como sabemos, o interior terrestre possui alta temperatura, e é de conhecimento também que o calor pode ser convertido em eletricidade. De forma bastante resumida, é nisso que consiste a energia geotérmica: a captação do calor, que será convertido em energia mecânica e, posteriormente, se transformará em eletricidade.
a. Energia Hidrelétrica. Pelo esquema é possível observar a transformação da da água em energia cinética, o que permite girar a turbina, gerando a energia elétrica que será transmitida pelos cabos da torre.