Tanto as plantas floríferas (que dão flores) como as coníferas (plantas cujas sementes nascem dentro de cones ou pinhas) produzem pólen.
O pólen (do grego "pales" = "farinha" ou "pó") é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas (ou pelas pinhas masculinas das gimnospermas), que são os elementos reprodutores masculinos ou microgametófitos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, que posteriormente irão se ...
A abelha coleta os Pólens das flores, que aderem aos pelos do seu corpo aglutinando os grãos em esferas, que são transportados nas corbículas das patas posteriores. Além de colher sua parte, as abelhas espalham os elementos masculinos de flor em flor, porque seu corpo peludo fica cheio de Pólen – polinização.
O GRÃO DE PÓLEN pode considerar-se o parceiro masculino no processo de reprodução sexuada das plantas com flor. É ele o responsável pela formação dos gâmetas masculinos (células espermáticas) e pelo transporte destes para o saco embrionário, onde ocorrerá a dupla fertilização.
Podemos definir o grão de pólen como um micrósporo que contém um gametófito masculino. Apesar dessas denominações complicadas, o conceito é bem simples. Isso significa que o pólen é um esporo capaz de germinar e produzir um gameta masculino, ou seja, é capaz de produzir a célula reprodutiva masculina.
Uma mesma flor pode apresentar mais de um carpelo. Estame: Parte reprodutiva masculina semelhante a um alfinete com corpo chamado de filete e cabeça de antera, local onde se produz os grãos de pólen formados pelo gameta masculino.
Sabemos que o grão de pólen deve ser levado até a parte feminina da flor para que ocorra a polinização. Em uma angiosperma, o grão de pólen é produzido na região: a) do cálice. ... O grão de pólen é produzido na antera, onde estão localizados os sacos polínicos.
Quando o grão de pólen cai no estigma de uma flor, ocorre a sua germinação: o grão de pólen hidrata-se, rompe-se a exina e projeta-se a intina, formando o tubo polínico. ... O tubo polínico alcança o ovário, penetra no óvulo através da micrópila e ocorre uma dupla fecundação.
Nas gimnospermas, o grão de pólen é produzido nos chamados estróbilos, e, nas angiospermas, é produzido nas flores, mais precisamente na antera. Após ser produzido, ele é transportando até o local onde se encontra o gameta feminino, e esse transporte é conhecido como polinização.
O grão de pólen não é o gameta masculino, mas sim um micrósporo, que é uma estrutura resistente que abriga o gametófito masculino, que produzirá o gameta masculino. Quando acontece a polinização, o grão de pólen inicia a formação do tubo polínico que vai levar os gametas masculinos até o gameta feminino.
Resposta: As plantas que se reproduzem por pólen não precisa de água para se reproduzir pois os gametas são maiores, e são transportados pelo ar ou por animais polinizadores, como aves e abelhas.
BRIÓFITAS E PTERIDOFIAS as briófitas dependem da água para a reprodução, pois os anterozoides precisam dela para se deslocar e alcançar a oosfera. O protalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.
O local de produção do grão de pólen se diferencia conforme a planta. Nas gimnospermas, o grão de pólen é produzido nos estróbilos. Enquanto nas angiospermas, o grão de pólen é produzido nas flores, especificamente na antera. ... A oosfera, por sua vez, é produzida no ovário da planta.