pKa é a operação matemática que permite calcular a acidez de uma solução. Quanto menor o valor de pKa maior é a acidez da solução, é como se fosse o pH.
É um ácido fraco porque não é um dos hidrácidos fortes (HCL, HBr e HI) e não é o hidrácido moderado (HF). É um ácido moderado porque, como é um oxiácido, na subtração entre o número de oxigênios (4) e o número de hidrogênios (3), o resultado é 1.
Em geral, a reação entre uma base e a água pode ser traduzida por: B (aq) + H2O (l) ↔ HB+ (aq) + HO- (aq) sendo a constante de basicidade (Kb) dada pela seguinte expressão: Kb = [HB+]e[HO-]e/[B]e. ... Quanto maior for, mais forte é a base, uma vez que a sua ionização se dá em maior extensão.
Quanto maior o Ka -> mais forte é o ácido. Quanto maior o Kb -> mais forte é a base. Quando um composto iônico (sal ou base) é puco solúvel em água, existe um equilíbrio entre a solução saturada e o preciptado (sólido) que está em contato com a solução.
A representação do cálculo da constante de ionização é feita, geralmente, pela sigla Ki, mas existem outras siglas que podem representá-lo, como o Ka (constante de ionização do ácido), o Kb (constante de dissociação da base) e Kd (constante de ionização).
Ka do HCN = ? Ka = 0,10 .
O grau de ionização de um ácido é denominado de constante de acidez, e representado por Ka....Constante de Acidez.