Urografia excretora, urografia retrógrada, pielograma intravenoso ou pielografia são procedimentos radiológicos utilizados para observar as anormalidades do sistema urinário, incluindo os rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
No caso da Urografia Venosa com Bexiga Pré e Pós-Miccional, o exame combina o Raio-X e a aplicação de contraste para estudar a bexiga, os ureteres e os rins do paciente antes e depois de urinar.
Para paciente sem antecedente alérgico pode ser utilizado meio de contraste iodado do tipo iônico. Para paciente com antecedentes alérgicos (não específicos ao iodo) deve ser feito um preparo profilático á base de drogas (remédios) antialérgicos, e utilizado o contraste iodado do tipo não iônico.
O exame de Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias (Urotomografia) é realizado no aparelho de tomografia computadorizada. Mediante solicitação médica, pode ser feita aplicação de contraste endovenoso. O aparelho de tomografia computadorizada é composto por maca e tubo.
A Urotomografia é uma Tomografia Computadorizada realizada especificamente para a avaliação e investigação de doenças de todo o trato urinário, incluindo todas as suas estruturas, como os rins, a bexiga, e os ureteres.
Como esse exame funciona Como qualquer outro exame de imagem, na ultrassonografia do aparelho urinário o profissional responsável desliza o transdutor sob o abdômen, com a ajuda de um gel. O paciente permanece durante todo o procedimento deitado sob a maca.
As clínicas particulares cobram em média de R$ 80 a R$ 120, dependendo da região do país. Os procedimentos que utilizam tecnologias mais recentes, como o tridimensional (3D) ou o Doppler, podem ser mais caros devido ao alto nível de detalhe que podem fornecer.
Isso porque quando a bexiga está cheia, é possível visualizar com mais clareza suas paredes e conteúdo, além de facilitar a visualização dos órgãos da pelve, como o útero, ovários e próstata.
- OBSTÉTRICO ATÉ 3 MESES: Bexiga cheia. - PÉLVICA GINECOLÓGICA: Bexiga cheia. - PÉLVICA ENDOVAGINAL: Bexiga vazia. Obs.: Este exame pode ser feito mesmo estando menstruada.
Sim, não há problema fazer o exame no período menstrual. Já no período pré-menstrual (3 dias que antecedem a menstruação), as mamas podem ficar mais doloridas e causar certo desconforto.
Não. O diagnostico de DIP não exclusivamente feito por liquido no fundo de saco. O aumento da ecogenicidade pode refletir uma adenomiose que estará mais forte na menstruação, sendo inclusive mais bem diagnosticada por esse fato.
Não há problemas em realizar o exame durante o período menstrual e nem em ter relações antes de fazer o ultrassom. No caso da mulher estar menstruada, é recomendado retirar o absorvente interno, caso esteja utilizando.
Quais os cuidados para a realização do exame preventivo? Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada).
Normalmente, o preparo para a realização da ultrassonografia transvaginal é muito simples. A paciente precisa, na maioria dos casos, estar com a bexiga vazia ou parcialmente repleta, e vestir apenas uma camisola ou avental entregue pela clínica onde é realizado o exame.
De modo geral o melhor período para a realização de uma USG pélvica trans-vaginal é logo após a menstruação onde não teremos cistos ovarianos foliculares funcionais de caráter ovulatório que podem se confundir com outros cistos ovarianos e também período onde o endométrio (camada interna menstrual do útero) está ainda ...
Entre 11 e 14 semanas.
- A primeira ultrassonografia tem de ser feita entre o 10º e o 12º dia após o início da menstruação, mas pode ser realizada em outro período, a critério do solicitante.
É comum a mulher realizar ultrassom transvaginal no mesmo período do ano em que faz o exame preventivo, porém, nas quarenta e oito horas que antecedem a coleta da prevenção, não é interessante realizar ultrassonografia transvaginal, porque nela o médico introduz gel na vagina, o que altera a amostra do exame de ...
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
Preparo do exame de papanicolau Não utilizar duchas de higiene íntima; Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais.
O exame de Papanicolau é feito com a mulher em abstinência sexual de pelo menos 3 dias. Também é desaconselhável que faça qualquer tipo de ducha vaginal alguns dias antes do exame e que seja uma semana antes do período menstrual ou logo após o ciclo.
⇒Mulher grávida não faz exame preventivo (Papanicolaou) Ele deve fazer parte do pré-natal, principalmente se a mulher estiver há mais de um ano sem fazê-lo. Devido a maior fragilidade do útero durante a gravidez, o exame deve ser feito com mais cautela pelo médico.
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano.
A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.
Até quando o atraso na menstruação é normal? O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias).
Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.
Vale esclarecer que ultrapassar a data da menstruação em poucos dias é comum, inclusive para as mulheres com menstruações regulares. Porém, a partir de 15 dias, já é considerado um atraso que necessita ser observado. Nesse sentido, a primeira suspeita para menstruação atrasada é uma possível gravidez.
Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).
No entanto, para o teste de farmácia funcionar, ele precisa ser feito cerca de 2 a 5 dias após o atraso menstrual. Isso acontece porque a concentração do hormônio beta-HCG está muito baixa para ser detectada pela urina poucos dias após a fecundação e antes do que seria a menstruação.
Alguns dos sintomas que podem aparecer antes do atraso menstrual e serem indicativos de gravidez são: