Determinantes de 2. ª Ordem. As matrizes de Ordem 2 ou matriz 2x2, são aquelas que apresentam duas linhas e duas colunas. O determinante de uma matriz desse tipo é calculado, primeiro multiplicando os valores constantes nas diagonais, uma principal e outra secundária.
Determinante nada mais é que um número encontrado após algumas operações básicas com os valores da matriz. E esse número possui muitas propriedades úteis na hora de resolver matrizes, ou seja, resolver o sistema de equações. Facilita muito sua resolução.
Uma matriz é um conjunto ordenado de elementos dispostos em linhas e colunas representadas respectivamente por m e n, onde n ≥ 1 e m ≥ 1. ... Determinante é um tipo de matriz, mas essa deverá ter o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, que é chamada de matriz quadrada.
Determinante é uma função matricial que associa a cada matriz quadrada um escalar. Historicamente esta área da matemática teve contribuições de grandes matemáticos como Pierre-Simon Laplace, Joseph Louis Lagrange, Carl Friedrich Gauss.
Propriedades de Determinantes 2 – Se uma matriz A, de qualquer ordem, possui uma linha inteira ou coluna inteira, composta por zeros, então o seu determinante é igual a zero. Exemplo: 3 – Se uma matriz A possuir duas linhas ou duas colunas idênticas, o seu determinante também é zero.
O estudo das matrizes e dos determinantes é utilizado para obter equações de retas, área de triângulos, verificação da inversa da matriz. Esta questão está relacionada com matrizes. As matrizes são conjuntos de elementos dispostos em linhas e colunas.
Matriz é uma tabela com informações, sejam numéricas ou não, organizadas em linhas e colunas no formato m x n, onde m representa o número de linhas na sua horizontal e n o número de colunas na vertical. A função das matrizes é relacionar dados numéricos com o objetivo de facilitar a solução de problemas.
Propriedades das matrizes e dos determinantes
1º passo: calcular o determinante da matriz de coeficientes. 2º passo: calcular Dx substituindo os coeficientes da primeira coluna pelos termos independentes. 3º passo: calcular Dy substituindo os coeficientes da segunda coluna pelos termos independentes. 4º passo: calcular o valor das incógnitas pela regra de Cramer.
i) Tem-se: pede-se para encontrar o determinante da matriz C, que é resultante do produto entre a matriz A₂ₓ₃ = aij = 2i - j; e a matria B₃ₓ₂ = bij = j - i. a₂₃ = 2*2-3 = 4-3 = 1.