Durante as ações educativas, devem ser realizadas orientações à gestante sobre os seguintes assuntos: importância de realizar um Pré-Natal de qualidade; os desconfortos comuns durante a gestação e como alivia - los; a importância de uma alimentação balanceada e nutritiva para a boa saúde materna e fetal; autocuidado ...
Observa-se segundo a tabela II que 100% das enfermeiras relatam a realização da aferição do peso, da pressão arterial, ausculta dos batimentos cardiofetais, altura materna, medição da altura uterina, exame das mamas, bem como avaliação do estado nutricional como exame clínico durante a consulta pré-natal.
O edema (inchaço ) discreto é uma condição normal da gestação causada pelos fluidos e sangue adicionais e ocorre nas mãos , face , tornozelos e pés. Esta retenção extra de líquidos é necessária para “amolecer” o corpo, preparando-o para uma expansão necessária à medida que o bebê se desenvolve.
O inchaço nas mãos durante a gravidez pode ser fruto da Síndrome do Túnel do Carpo, uma condição que não é exclusiva da gestação, mas pode aparecer nessa fase da vida. Isto porque a retenção de líquidos pode aumentar a pressão nesse local.
Muitas mulheres sofrem de pernas pesadas, cansadas ou inchadas durante a gestação. A causa são as alterações no equilíbrio hormonal, que fazem as veias ficar mais distensíveis. Esta situação é agravada pelo aumento no volume de sangue - em cerca de 20 por cento, mesmo durante os primeiros meses de gravidez.
Bicos dos seios escuros e veias mais aparentes É normal que durante a gravidez a região em torno do mamilo, a aréola, fique mais escura. Veias aparentes, tanto nos seios quanto em mãos e pés, também podem ser um sinal de gestação. Esses dois sintomas sozinhos não indicam, necessariamente, gravidez.